IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DO SISTEMA ERP-SAP NA EMPRESA JOHN DEERE BRASIL - FÁBRICA DE TRATORES

Autores

  • Andressa Lacerda Capelli
  • Emanuela Stork
  • Fernanda Schunski
  • Mieli Toazza
  • Thais Leoni

Palavras-chave:

ERP (Sistemas Integrados de Gestão Empresarial), SIG (Sistemas de Informações Gerenciais), SAP (Sistemas, Aplicações e Produtos em Processamento de dados).

Resumo

Este artigo tem como estudo um sistema integrado de gestão empresarial ERP (Enterprice Resources Planning), avaliando a eficiência do sistema ERP, no caso SAP na John Deere, interligando as informações de todas as unidades Brasil. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso com aplicação de pesquisa qualitativa e, foram utilizados conceitos relativos ao tema, conhecimentos dos fundamentos do sistema ERP e análise das necessidades para gestão da empresa são atendidas com implementação do SAP, ainda, identifica-se pontos de melhoria e aspectos negativos na implementação desta ferramenta. Resultando em informações necessárias para a conclusão deste estudo.

Referências

Junior, Romeu da Silva Brandão; Ferreira, Leonardo Nunes. Artigo sobre Avaliação de um sistema ERP-SAP R/3 como instrumento para a gestão financeira na área de contas a pagar em uma empresa de Telecomunicações 2006. Disponível em: http://www.ifba.edu.br/professores/antoniocarlos/index_arquivos/sigsapr3.pdf, acesso em abril 2014.

SAP Brasil. Site Oficial SAP. Disponível em: http://www.sap.com/brazil/index.html, acesso em abril 2014.

Estudo sobre a implementação de Sistemas ERP. 2002. Disponível em: www.adfcon.com.br/artigos, acesso em abril 2014.

John Deere Brasil. Site Oficial. Disponível em: http://www.deere.com.br/wps/dcom/pt_BR/regional_home.page, acesso em abril 2014.

COSTAMILAN, Letícia Machado. Gestão de estoques no varejo: um estudo de caso. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Centro Universitário Ritter dos Reis, Curso de Administração, Porto Alegre, 2012.

Haberkorn, Ernesto. Um Bate Papo sobre O Gestão Empresarial com ERP. Editora: Saraiva, São Paulo, 2007.

LIBÂNIO, Cláudia de Souza; RIDIERI, Juliana Castanheira. Gerenciamento visual em empresa de mídia impressa: um estudo de caso. In: SEMANA DE EXTENSÃO, pesquisa e pós-graduação. Porto Alegre : UniRitter, nov. 2012.

Oliveira, Jayr Figueiredo. Sistemas de Informação: um enfoque gerencial inserido no contexto empresarial e tecnológico. Editora: Érica, São Paulo, 2007.

Souza, Cesar Alexandre de; Saccol, Amarolinda Zanela. Sistemas ERP no Brasil: Teoria e Casos. Editora: Atlas, São Paulo, 2003.

Turban, Efraim; McLean, Ephraim; Wetherbe, James. Tecnologia da Informação para Gestão: Transformando os Negócios na Economia Digital. Editora: Bookman, São Paulo, 2004.

Downloads

Publicado

2016-05-17

Edição

Seção

Artigos