O Coaching e o Processo de Desenvolvimento de Competências e Habilidades na Aprendizagem Gerencial

Autores

  • Leonice Holanda Melo Universidade de Fortaleza
  • Fátima Regina Ney Matos Universidade de Fortaleza - UNIFOR.
  • Diego Queiroz Machado Universidade de Fortaleza - UNIFOR.
  • Liana Holanda de Melo Unichristus.

Palavras-chave:

Gestão de Pessoas, Coaching, Pesquisa-Ação.

Resumo

Nos últimos anos, o coaching passou da condição de atividade experimental e complementar para um processo de aprimoramento, desempenho e resultados dentro do ambiente organizacional. Neste contexto, essa pesquisa tem como objetivo geral avaliar a influência da aplicação do coaching no desenvolvimento das competências emocionais e habilidades gerenciais dos gestores em uma empresa de serviços. Para tanto, utilizou-se da metodologia de pesquisa-ação, desenvolvida com a aplicação do coaching junto aos cinco principais gestores da empresa, durante um período de treze meses. Os resultados das informações advindas da avaliação multidirecional das competências emocionais e habilidades gerenciais e dos depoimentos escritos indicaram visíveis avanços na melhoria dos padrões cognitivos, emocionais e comportamentais dos gestores após aplicação do programa. Outros resultados acerca da aprendizagem e benefícios do programa dos participantes em foco mostram como o processo contribuiu de forma eficaz para a melhoria no aprendizado e alcance de melhores resultados.

Biografia do Autor

Leonice Holanda Melo, Universidade de Fortaleza

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Especialista em marketing de serviços pela Bolsa de Valores/USP. Graduada em Administração de Empresas pela Unichristus. Master Coaching pela Federação Brasileira de Coaching; Sociedade Brasileira de Coaching; Instituto Brasileiro de Coaching e Institute Coaching International - ICI. Professora Universitária em Coaching pelo IBC.

Fátima Regina Ney Matos, Universidade de Fortaleza - UNIFOR.

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1979), com mestrado em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (2000) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Atuou em empresas de médio porte na área de gestão de pessoas e relações de trabalho. Professora visitante do Curso de Mestrado Acadêmico em Administração da Universidade Estadual do Ceará no período de 2009 a 2010 ministrando as disciplinas de Teorias Organizacionais, Métodos Qualitativos Aplicados à Administração, Ensino e Pesquisa em Administração e Seminário de Dissertação. Coordenadora do curso de especialização em gestão pública, na modalidade EaD, no período de 2010 a 2012 pelo convênio PNAP/UAB/UECE. Avaliadora ad hoc de projetos da Funadesp, de periódicos e de eventos nacionais e internacionais. Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade de Fortaleza, no período de 2013 a 2014.

Diego Queiroz Machado, Universidade de Fortaleza - UNIFOR.

Doutorando em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), especialista em Gestão de Pessoas pela Faculdade Estácio do Ceará (2010) e bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará (2007). Desenvolve pesquisas no âmbito das ciências administrativas relacionadas aos seguintes temas: Gestão da Tecnologia, Conhecimento e Inovação, Educação e Sustentabilidade, Gestão de Pessoas, Estratégias de Terceirização e Filosofia do Conhecimento Científico.

Liana Holanda de Melo, Unichristus.

Advogada. Especialização em Direito e Processo Trabalho pela Unichristus e em Direito Constitucional pela Universidade Estácio de Sá.

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Publicado

2016-05-17

Edição

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Artigos