CUSTEIO POR ABSORÇÃO COMO INSTRUMENTO DE INFORMAÇÃO GERENCIAL NO RAMO HOSPITALAR

Autores

  • Ligia Cristina Santana UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Três Lagoas - CPTL

Palavras-chave:

, custeio por absorção, gestão, hospitais.

Resumo

O trabalho apresentará de forma bibliográfica como as instituições de saúde podem aprimorar suas informações gerenciais através da apuração de custo, que oferece subsídios ao processo de planejamento, acompanhamento e avaliação das atividades da instituição, além de dar suporte ao processo de controle das despesas e contribuir para elaboração do orçamento; representando assim a real situação da instituição para tomada de decisões.

Biografia do Autor

Ligia Cristina Santana, UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Três Lagoas - CPTL

Em meio a um cenário competitivo as organizações da saúde passam a ter a necessidade de instrumentos de gestão econômica, tornando a implantação de custo essencial.

Este trabalho tem por objetivo mostrar como os hospitais têm utilizado a gestão de custo para tomada de decisão e melhor utilização de recursos, tanto financeiro quanto material. A gestão de custos tem um papel fundamental para uma administração eficaz dos hospitais devido às limitações dos recursos disponíveis.

Entretanto, conforme Dallora (2007), os gestores possuem baixo conhecimento sobre os conceitos de custos hospitalares. Além disso, as informações de custos disponibilizadas são pouco aproveitadas, não são bem compreendidas e, segundo os respondentes, não representam a realidade da área.

Para que esse resultado seja alcançado é necessária uma maior capacitação e conscientização dos gerentes dos centros de custos e também aprimoramento do sistema de gestão institucional, de forma a propiciar maior autonomia e responsabilização dos gerentes (DALLORA 2007).

A apuração dos custos em estabelecimentos hospitalares é um trabalho complexo em conseqüência direta da diversidade de serviços prestados que exige entre outras condições, a delimitação dos centros de custos e um eficiente sistema de informações.

É observado que as instituições de saúde no Brasil, principalmente, as públicas são as mais distantes do processo de modernização gerencial.

A maioria dessas instituições utiliza métodos contábeis tradicionais, que não levam ao conhecimento de seus custos reais, ou seja, não fazem uso de sistema de custos que oriente e ofereça parâmetros para suas decisões administrativas e para o controle de suas atividades.

Para Abbas (2001), várias instituições utilizam a contabilidade de custos somente para fins fiscais e não explora a informação como ferramenta gerencial, isso gera deficiência de agilidade e confiabilidade dos dados que, conseqüentemente, perde sua utilidade para a tomada de decisão.

Sendo assim este estudo apresentará de forma bibliográfica como as instituições de saúde podem aprimorar suas informações gerenciais através da apuração de custo, representando assim a real situação da instituição para tomada de decisões.

Referências

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ABBAS, K. Gestão de custos em organizações hospitalares. 2001. 155 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.

ALMEIDA, T. R. R. Perspectivas de sobrevivência do hospital. Revista Paulista de Hospitais, São Paulo, n.5/6, p.104-113, maio/jun. 1983.

DALLORA, M. E. L. V. Gerenciamento de custos de material de consumo em um hospital de ensino. 2007. 103 f. Dissertação (Mestrado em Medicina) – Curso de Pós-Graduação em Medicina, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2007.

FREGA, J. R.; LEMOS, I. S.; SOUZA, A. A Dinâmica do Alinhamento Entre as Estratégias Competitivas e a Gestão de Custos: um Estudo de Caso. XIV Congresso Brasileiro de Custos – João Pessoa - PB, Brasil, 05 de dezembro a 07 de dezembro de 2007. Disponível em: < http://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1615/1615>. Acesso em: 26 mai. 2015

HORNGREN, C. T.; FOSTER, G.; DATAR, S. M. Contabilidade de Custos. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000

KUDLAWICZ, C. Gestão de Custos Hospitalar: um Estudo de Caso. Congresso USP. 2010.

MARTINS, E. Contabilidade de custos. São Paulo: Atlas, 2003.

MARTINS, V. F. Desenvolvimento de modelo de resultados em serviços hospitalares com base na comparação entre receitas e custos das atividades associadas aos serviços. Florianópolis, 2002. 117 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Curso de Pós Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/83363/193148.pdf?sequence=1&isAllowed=y> . Acesso em 30 set. 2015.

MATOS, A. J. Gestão de Custos Hospitalares: Técnicas, análise e tomada de decisão. São Paulo: Editora STS, 2002.

MARCONI, M. A.; LAKATUS, E. M. Metodologia científica, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, Vozes, 2007.

Downloads

Publicado

2016-05-17

Edição

Seção

Artigos