EMPREENDEDORISMO : SEU DESENVOLVIMENTO, COMO É O SEU ENSINO, E A SUA IMPORTÂNCIA AOS JOVENS.

Roger Eduardo Barbosa

Resumo


Na atualidade, se tem dado grande importância ao empreendedorismo, tanto no desenvolvimento econômico e social, como  na necessidade de se desenvolver uma sociedade mais empreendedora. E uma das melhores  opções no cenário atual brasileiro é através do ensino, que consegue estimular e aperfeiçoar os alunos, os jovens e a sociedade em geral, com o intuito de habilitar e capacitar as pessoas com qualidades necessárias para a gestão de um empreendimento. E para se efetivar a aprendizagem do ensino do empreendedorismo,  se dependem muito admissão de técnicas e práticas de ensino específicas, e não o modelo de educação tradicional nacional afim de  destacar os jovens no mercado competitivo. Busca se  compreender de que forma o empreendedorismo pode melhorar a vida dos jovens e da sociedade de maneira econômica e social. Assim o artigo aborda uma pesquisa descritiva, que busca através de métodos e informações, proporcionar um aprendizado maior sobre o assunto.


Palavras-chave


Empreendedorismo, empreendedores , ensino do empreendedorismo

Texto completo:

PDF

Referências


BARRETO, L. P. (1998) Educação para o empreendedorismo. Salvador: Escola de Administração de Empresas da Universidade Católica de Salvador,

BULGACOV, Y. L. M.; CUNHA, S. K.; CAMARGO, D.; MEZA, M. L.; BULGACOV, S. (2011) Jovem empreendedor no Brasil: a busca do espaço da realização ou a fuga da exclusão? RAP - Rio de Janeiro 45(3):695-720, Maio/jun.

CANDA A, P, B,. (2013) O processo de empreendedorismo em empresas de base tecnológica: uma abordagem suportada em estudo de caso, Lisboa.

COZZI, A. (2008) Empreendedorismo de base tecnológica, Rio de janeiro, Elsevier.

DOLABELA, F. (1999) Oficina do Empreendedor. São Paulo: Cultura Editores Associados.

_____________. (2006) O Segredo de Luísa. Uma idéia, uma paixão e um plano de negócios: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. 30 ed. São Paulo: Editora de Cultura.

DORNELAS, J, C, A. (2001) Empreendedorismo: transformando idéias em negócios.Rio de Janeiro: Elsevier.

¬¬¬¬__________________. (2008) Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. 3.ed. — Rio de Janeiro: Elsevier.

________________. (2014) Empreendedorismo: Transformando idéias em negócios. 5ed, Rio de Janeiro. Elsevier.

DORNELAS, José Carlos Assis; SPINELLI, Stephen; ADAMS, Robert. (2014) A Criação de Novos Negócios - Empreendedorismo Para o Século XXI - 2ª Ed. São Paulo: Elsevier.

FERREIRA M.P SANTOS J. C. SERRA F. A. R. (2010) Ser empreendedor: pensar, criar e moldar a nova empresa: exemplos e casos brasileiros – São Paulo, editora Saraiva.

FILION L. J. (2000) empreendedorismo e gerenciamento: processos distintos, porém complementares, Rae Ligth V.7 n°3 pag. 2-7.

FONSECA J, R S da; HASHIMOTO, M. A (2014) Importância do Ensino Empreendedor na Formação de Nível Técnico. In: VII Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (EGEPE), Anais, Goiânia: 2014.

GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR. (2014) Empreendedorismo no Brasil. Relatório Global. Disponível em: . Acesso em: 12/10/2015.

HASHIMOTO, M. (2006) Espírito empreendedor nas organizações: Aumentando a competitividade através do intra-empreendedorismos. 1. ed. São Paulo: Saraiva.

LANA J,O,C, CAMARGO M, BRANCO M,A, LENZI F,C (2013) - A relação das competências empreendedoras e da conduta intra-empreendedora no setor de serviços educacionais RPCA * Rio de Janeiro * v. 7* n. 2* abr./jun. 77-79

OLIVEIRA, F, M, de. (2012) Empreendedorismo: teoria e prática. revista especialize - IPOG, Maio.

MACEDO, N. D. de. (1994) Iniciação à pesquisa bibliográfica: guia do estudante para a fundamentação do trabalho de pesquisa. São Paulo Unimarco edições Loyola caps.(2-3).

MELHADO J P, M, A. (2012) Empreendedorismo nas Universidades Brasileiras, ENDEAVOR Brasil.

PRODANOV, C. C., FREITAS E. C. (2013) Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale.

SEBRAE (2015), Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas, pesquisa feita através do site www.sebrae.com.br, acesso no mês de setembro de 2015.

SOARES, M, A, F; MACHADO, H, P, V. (2005) Jovens empreendedores: perfil, dificuldades na gestão e perspectivas dos empreendimentos. In: EGEPE – encontro de estudos sobre empreendedorismo e gestão de pequenas empresas. 4. Curitiba, Anais... p. 305-312.

TAKAHATA F. T. (2009) Empreendedorismo e a criação de novos negócios pelos dekasseguis: estudo de casos múltiplos no noroeste do Paraná. Dissertação de mestrado UFPR.

ZAMPIER, M. A.; TAKAHASHI, A. R. W. (2011) Competências empreendedoras e processos de aprendizagem empreendedora: modelo conceitual de pesquisa. CADERNOS EBAPE.BR, v. 9, Edição Especial, artigo 6, Rio de Janeiro, Jul.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo / PUC-SP. Rua Monte Alegre, 984. Cep: 05014-901. São Paulo - SP - Brasil. Faculdade de Economia e Administração (FEA), Departamento de Administração. Fone (11) 3670-8147. ISSN 1414-7394.