EMPREENDEDORISMO : SEU DESENVOLVIMENTO, COMO É O SEU ENSINO, E A SUA IMPORTÂNCIA AOS JOVENS.

Autores

  • Roger Eduardo Barbosa Universidade do Vale do Itajaí

Palavras-chave:

Empreendedorismo, empreendedores, ensino do empreendedorismo

Resumo

Na atualidade, se tem dado grande importância ao empreendedorismo, tanto no desenvolvimento econômico e social, como  na necessidade de se desenvolver uma sociedade mais empreendedora. E uma das melhores  opções no cenário atual brasileiro é através do ensino, que consegue estimular e aperfeiçoar os alunos, os jovens e a sociedade em geral, com o intuito de habilitar e capacitar as pessoas com qualidades necessárias para a gestão de um empreendimento. E para se efetivar a aprendizagem do ensino do empreendedorismo,  se dependem muito admissão de técnicas e práticas de ensino específicas, e não o modelo de educação tradicional nacional afim de  destacar os jovens no mercado competitivo. Busca se  compreender de que forma o empreendedorismo pode melhorar a vida dos jovens e da sociedade de maneira econômica e social. Assim o artigo aborda uma pesquisa descritiva, que busca através de métodos e informações, proporcionar um aprendizado maior sobre o assunto.

Referências

BARRETO, L. P. (1998) Educação para o empreendedorismo. Salvador: Escola de Administração de Empresas da Universidade Católica de Salvador,

BULGACOV, Y. L. M.; CUNHA, S. K.; CAMARGO, D.; MEZA, M. L.; BULGACOV, S. (2011) Jovem empreendedor no Brasil: a busca do espaço da realização ou a fuga da exclusão? RAP - Rio de Janeiro 45(3):695-720, Maio/jun.

CANDA A, P, B,. (2013) O processo de empreendedorismo em empresas de base tecnológica: uma abordagem suportada em estudo de caso, Lisboa.

COZZI, A. (2008) Empreendedorismo de base tecnológica, Rio de janeiro, Elsevier.

DOLABELA, F. (1999) Oficina do Empreendedor. São Paulo: Cultura Editores Associados.

_____________. (2006) O Segredo de Luísa. Uma idéia, uma paixão e um plano de negócios: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. 30 ed. São Paulo: Editora de Cultura.

DORNELAS, J, C, A. (2001) Empreendedorismo: transformando idéias em negócios.Rio de Janeiro: Elsevier.

¬¬¬¬__________________. (2008) Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. 3.ed. — Rio de Janeiro: Elsevier.

________________. (2014) Empreendedorismo: Transformando idéias em negócios. 5ed, Rio de Janeiro. Elsevier.

DORNELAS, José Carlos Assis; SPINELLI, Stephen; ADAMS, Robert. (2014) A Criação de Novos Negócios - Empreendedorismo Para o Século XXI - 2ª Ed. São Paulo: Elsevier.

FERREIRA M.P SANTOS J. C. SERRA F. A. R. (2010) Ser empreendedor: pensar, criar e moldar a nova empresa: exemplos e casos brasileiros – São Paulo, editora Saraiva.

FILION L. J. (2000) empreendedorismo e gerenciamento: processos distintos, porém complementares, Rae Ligth V.7 n°3 pag. 2-7.

FONSECA J, R S da; HASHIMOTO, M. A (2014) Importância do Ensino Empreendedor na Formação de Nível Técnico. In: VII Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (EGEPE), Anais, Goiânia: 2014.

GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR. (2014) Empreendedorismo no Brasil. Relatório Global. Disponível em: <http://www.gemconsortium.org>. Acesso em: 12/10/2015.

HASHIMOTO, M. (2006) Espírito empreendedor nas organizações: Aumentando a competitividade através do intra-empreendedorismos. 1. ed. São Paulo: Saraiva.

LANA J,O,C, CAMARGO M, BRANCO M,A, LENZI F,C (2013) - A relação das competências empreendedoras e da conduta intra-empreendedora no setor de serviços educacionais RPCA * Rio de Janeiro * v. 7* n. 2* abr./jun. 77-79

OLIVEIRA, F, M, de. (2012) Empreendedorismo: teoria e prática. revista especialize - IPOG, Maio.

MACEDO, N. D. de. (1994) Iniciação à pesquisa bibliográfica: guia do estudante para a fundamentação do trabalho de pesquisa. São Paulo Unimarco edições Loyola caps.(2-3).

MELHADO J P, M, A. (2012) Empreendedorismo nas Universidades Brasileiras, ENDEAVOR Brasil.

PRODANOV, C. C., FREITAS E. C. (2013) Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale.

SEBRAE (2015), Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas, pesquisa feita através do site www.sebrae.com.br, acesso no mês de setembro de 2015.

SOARES, M, A, F; MACHADO, H, P, V. (2005) Jovens empreendedores: perfil, dificuldades na gestão e perspectivas dos empreendimentos. In: EGEPE – encontro de estudos sobre empreendedorismo e gestão de pequenas empresas. 4. Curitiba, Anais... p. 305-312.

TAKAHATA F. T. (2009) Empreendedorismo e a criação de novos negócios pelos dekasseguis: estudo de casos múltiplos no noroeste do Paraná. Dissertação de mestrado UFPR.

ZAMPIER, M. A.; TAKAHASHI, A. R. W. (2011) Competências empreendedoras e processos de aprendizagem empreendedora: modelo conceitual de pesquisa. CADERNOS EBAPE.BR, v. 9, Edição Especial, artigo 6, Rio de Janeiro, Jul.

Downloads

Publicado

2019-05-27

Edição

Seção

Artigos