O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR CORPORATE E SUAS IMPLICAÇÕES NA GESTÃO DE MARKETING DIGITAL E REDES SOCIAIS DAS AGÊNCIAS DE VIAGENS

Jorge Remondes, Pedro Oliveira

Resumo


O crescente acesso à informação e a descoberta de outras realidades, potenciada pela proliferação dos meios de comunicação, em geral, e pela internet, em particular, são dois dos grandes responsáveis pelas alterações nos padrões de consumo. Associado a isto, a globalização e novos segmentos de procura encaminham as empresas para a inovação e evolução permanentes.

É também cada vez mais evidente que a marca está associada a um sentimento de confiança, pelo que num contexto onde o consumidor dispõe de cada vez menos tempo, é necessário garantir a confiança no produto e/ou serviço através de um elemento diferenciador, neste caso, a marca.

Estas evidências deram origem a este projeto de investigação cujo propósito foi evidenciar uma área pouco explorada do marketing empresarial, o marketing digital, aplicado às agências de viagens com auscultação de 102 empresas do segmento corporate, através de um questionário eletrónico enviado por email.

Os resultados obtidos demonstram que independentemente da utilização das redes sociais e da importância atribuída ao acesso via internet, há ainda uma preferência dos clientes pelo contacto e adjudicação de serviços utilizando as redes tradicionais. Deste modo verifica-se que fica clara a ainda exígua a sensibilidade dos clientes para com as redes sociais e internet neste sector de atividade.


Palavras-chave


Marketing Digital; Redes Sociais; Internet; Turismo; Agências de Viagens.

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