A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO NO PROCESSO DE GERAÇÃO DE CONHECIMENTO AO PEQUENO EMPREENDEDOR

Autores

  • Delaine Cristina Cordeiro Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

Palavras-chave:

Empreendedorismo, gestão do negócio, empreendedor

Resumo

O pequeno empreendedor no Brasil vem se destacando no cenário econômico pela geração de renda, emprego e formalização do negócio. E esse público vem recebendo atenção especial dos órgãos públicos, dos formadores de opinião e da sociedade. Políticas públicas de apoio vem sendo formatadas e melhoradas nos últimos anos. Porém, esse público merece uma atenção especial na gestão do negócio por ter pouco ou nenhum conhecimento.

Biografia do Autor

Delaine Cristina Cordeiro, Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Mestre na área de fisiologia vegetal na Universidade Federal de Viçosa, com atuação na área de controle da maturação e senescência em órgãos perecíveis. Atuou como coordenadora do Bureau de Inovação e Inteligência Competitiva em Biotecnologia - NICBiotec Viçosa, desenvolvendo atividades e ações relacionadas com inovação, propriedade intelectual e inteligência competitiva. Como Gerente de Articulação e Novos Negócios do Parque Tecnológico de Viçosa - tecnoPARQ/Centev, desenvolveu atividades relacionadas com prospecções de novos negócios e investimentos, interação empresa e universidade, encontros de inovação, promoção de encontros de negócios e inteligência tecnológica. Atualmente, como analista do Sebrae MG, atua no desenvolvimento e fortalecimento do pequeno negócio.

Referências

Filion, Louis Jacques. Diferenças entre Sistemas Gerenciais de Empreendedores e Operadores de Pequenos Negócios. ERA – Revista de Administração de Empresas. São Paulo, V 39. N 4p. 6-20. 1999.

Oliveira, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento Estratégico: Conceitos, Metodologias e Práticas. São Paulo: Atlas 1998.

Souza, Wendel e Qualharini, Eduardo. O Planejamento Estratégico nas Micro e Pequenas Empresas. III Workshop Gestão Integrada: Riscos e Desafios. São Paulo. 2007.

Downloads

Publicado

2019-05-27

Edição

Seção

Artigos