ATENDIMENTO COMO FATOR DE CRESCIMENTO

Autores

  • Fabiana de Fatima Soares Furlani FAE Business School

Palavras-chave:

Comportamento, comunicação, conhecimento

Resumo

Este artigo visa demonstrar a importância da qualidade no atendimento como fator de crescimento para as instituições financeiras. Através de pesquisas bibliográficas sendo complementadas por pesquisas on-line em artigos publicados. A qualidade é um dos principais diferenciais competitivos para as empresas, tanto a qualidade de seus produtos quanto a qualidade do atendimento prestado, mas tão importante quanto a qualidade de um produto ou serviço hoje os clientes priorizam atendimento de excelência. Sendo necessário colocar o cliente em primeiro lugar, atendendo suas expectativas, entendendo que ele é único e para tanto deve ser tratado como tal.

Referências

ARAUJO, Luis César G. de. Gestão de pessoas. São Paulo: Atlas, 2006.

BARBOSA, Talita Dantas, TRIGO, Antonio Carrera, SANTANA, Lidia Chagas de. - Qualidade no atendimento como fator de crescimento empresarial. Disponível em http://www.cairu.br/riccairu/pdf/artigos/2/08 Acesso em: 28 de Agosto de 2017

BROWN, Stanley A.; CRM - Customer Relationship Management. São Paulo: Makron Books, 2001.

CARRIJO, Carmen Vânia; ALVARENGA, Lúcio Ismael de. - Qualidade do atendimento prestado ao cliente-cidadão da secretaria municipal de regulação urbana de Aparecida de Goiânia: um estudo exploratório e propositivo. Disponível em http://www.convibra.org/upload/paper/adm/adm_3104.pdf Acesso em 30 de Agosto de 2017.

CAMPELLO, Mauro Luiz Costa; BRUNSTEIN Israel - Uma análise da competitividade dos bancos de varejo no Brasil – Disponível em http://revista.feb.unesp.br/index.php/gepros/article/view/21 - Acesso em 28 de Agosto de 2017.

CASSIOLATO, José E. A conexão entre usuários e produtores de alta tecnologia: um estudo de caso da automação bancária no Brasil. Disponível em http://revistas.fee.tche.br/index.php/ensaios/article/viewFile/1467/1831 Acesso em 15 de Agosto de 2017.

ELTZ, Fabio. Qualidade na comunicação: Preparando a empresa para encantar o cliente. São Paulo: Casa da Qualidade, 1994.

FONTENLA, Vicente P. História dos bancos no Brasil. Rio de Janeiro: Luna, 1977.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 10ª Ed., São Paulo: Prentice Hall do Brasil, 2000.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Maria de Andrade. Fundamentos da Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

LORENTE, Rafhaella Piratelo - A importância da qualidade do atendimento bancário e a sua evolução. Assis 2013 Disponível em https://cepein.femanet.com.br/BDigital/arqTccs/1011260818.pdf - Acesso em 20 de Agosto de 2017.

MAXIMIANO, A.C.A Introdução a administração, São Paulo: Atlas, 2004.

MILET, Evandro Barreira. Qualidade em Serviços: princípio para gestão contemporânea das organizações. Rio de Janeiro: Ediouro, 1997.

OLIVEIRA, Otávio J. (Org). Gestão da Qualidade: tópicos avançados. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

SANTOS, Carlos César Ribeiro, CHAVES, Samille - A Importância do Atendimento Ao Cliente: um Estudo de Caso em uma Instituição Pública Bancária na Bahia. Disponível em https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos12/45216475.pdf - Acesso em 18 de Agosto de 2017.

SANTOS, T. (1988). O desempenho do setor bancário após as mudanças na política econômica. A Economia Brasileira e suas perspectivas. São Paulo, APEC, 27.

SOUZA, Caroline Lourenço, FRENHANI, Daniela Aparecida - Qualidade no atendimento como fator de crescimento empresarial. Disponível em http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Qualidade-Do-Atendimento-Como-Fator/39613612.html - Acesso em 28 de Agosto de 2017.

Downloads

Publicado

2019-05-27

Edição

Seção

Artigos