O MÉTODO DE INSTRUÇÃO AO SÓSIA COMO UMA POSSIBILIDADE PARA OS ESTUDOS ENVOLVENDO SERES HUMANOS

Autores

  • Vanessa Carla de Freitas Universidade Federal da Espirito Santo

Palavras-chave:

Instrução ao Sósia, Ciências Humanas, Autoconfrontação

Resumo

O Método de Instrução ao Sósia é instrumento que auxilia na investigação das realidades humanas. Este ensaio teórico investigou como o Método de Instrução ao Sósia pode ser utilizado no estudo com seres humanos? O método formulado pelo médico Ivar Oddone, na década de setenta, por meio da indagação: Imagine que eu seja semelhante a você fisicamente e que eu o substituirei no trabalho, como devo agir para que ninguém perceba a diferença? O método conduz o participar a realizar uma reflexão sobre o seu trabalho. Sendo uma forma de aproximação das realidades particulares que envolvem o trabalho.

Referências

AFONSO, S. F. C. T. Ser formador: a actividade, as condições de trabalho e as

implicações para a saúde. 2012. 79f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do

Trabalho e das Organizações) - Universidade Católica Portuguesa, Porto, 2012.

ALVES, V. A.; CUNHA, D. M. Aspectos metodológicos de uma análise situada da atividade docente: a autoconfrontação cruzada. SEMINÁRIO NACIONAL DE

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, v. 1, 2008. Disponível em:

<http://www.senept.cefetmg.br/galerias/Arquivos_senept/anais/quarta_tema6/QuartaTema6Artigo3.pdf>. Acesso em 18.11.2017

BATISTA, M.; RABELO,L. Imagine que eu sou seu sósia... Aspectos técnicos

de um método em clínica da atividade. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho. v. 16, n. 1, p. 1-8. 2013.

Clot, Y. A função psicológica do trabalho. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes. 2006.

__________. A função psicológica do trabalho (2ª ed.). Petrópolis: Vozes. 2007

FAÏTA, D.; VIEIRA, M. Réflexions méthodologiques sur l'autoconfrontation

croisée. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada,

v. 19, n. 1, p. 123-154, 2003. Disponível em:

http://www.scielo.br/pdf/delta/v19n1/18996.pdf >. Acesso em 18 nov. 2015.

FREITAS, V.C. Produção de Subjetividades no Trabalho Docente no Curso de

Administração da UFES: um olhar ergológico. 2017. 149f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória. 2017.

ODDONE, I.; RE, A.; BRIANTE, G. Redécouvrir l’expérience ouvrière. Vers une autre psychologie du travail? Paris: Editions sociales. 1981.

ROBIN, A. Le sosie: une véritable démarche de création (DIALOGUE 55). In: Le sosie: outil d´analyse et de théorisation des pratiques. 1997. Disponível em: < http://gfen66.infini.fr/gfen66/IMG/pdf/sosie.pdf>. Acesso em: 17.nov.2017.

SCHWARTZ, Y. Trabalho e uso de si. Pro-Posições. São Paulo, v. 1, n. 5, p. 34-50,

SILVA, E. F.; RAMOS, Y. S. Processo de trabalho na produção de verduras no Alvinho, em Lagoa Seca/PB: a atividade dos trabalhadores e sua relação com o processo saúde–doença. Revista Aletheia. P. 159-173. 2008.

STUTZ, L. Sequências didáticas, socialização de diários, autoconfrontação:

instrumentos para a formação inicial de professores de inglês. 2012, 388 f. Tese

(Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, 2012.

Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?view=vtls000178953>.

Acesso em: 18 nov. 2015.

VASCONCELOS, R.; LACOMBLEZ, M. Redescubramo-nos na sua experiência: O

desafio que nos lança Ivar Oddone. Plur(e)al, v.1, n.1. p. 38-51. Disponível em:

<https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/publs_pesquisa.formview?p_id=83211>. Acesso em:

set. 2015.

VIEIRA, M. A. Autoconfrontação e análise da atividade. In: FIGUEIREDO, M;

ATHAYDE, N; BRITO; J; ALVAREZ, D. Labirintos do Trabalho: interrogações e

olhares sobre o trabalho vivo. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

WERTHER, C. Exploration et formalisation de l'expérience professionnelle : L'instruction au sosie. In: Le sosie: outil d'analyse et de théorisation des pratiques.1997. Disponível em: <http://gfen66.infini.fr/gfen66/IMG/pdf/sosie.pdf > . Acesso em: 17. nov. 2017.

Downloads

Publicado

2018-10-08

Edição

Seção

Artigos