INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO CONDUZIDO PELA TEORIA DA CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL DE NONAKA E TAKEUCHI

Autores

  • Renan Gomes Moura Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Sheila Maria de Souza Santos FaSF - Faculdade Sul Fluminense
  • Saulo Barroso Rocha Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Paloma de Lavor Lopes FaSF

Palavras-chave:

Inovação, Inovação Organizacional, Gestão do Conhecimento.

Resumo

A compreensão do termo inovação é ampliada pelo Manual de Oslo que traz em seu bojo a inter relação da inovação com a economia baseada em conhecimento. A Gestão do Conhecimento e a forma pela qual o conhecimento é gerado, partilhado e disseminado na organização, por sua vez, ganha realce como parte do processo de inovação, podendo ser adotado em qualquer tipo de empresa, independentemente de seu porte, setor econômico ou ramo de negócio. O presente estudo, de caráter qualitativo, teve por objetivo descrever, analisar e demonstrar o processo interno para o desenvolvimento de Inovação Organizacional ocorrido em uma empresa do setor de serviços, cotejando com a teoria da criação do conhecimento organizacional de Nonaka e Takeuchi, que explicam o surgimento de inovações através da mobilização e conversão do conhecimento. Entende-se que o presente estudo se mostrou contributivo, pois propiciou demonstrar que o processo interativo e dinâmico de conversão do conhecimento é considerado fonte para manter e adquirir vantagem competitiva, e que no caso específico da empresa estudada, constituiu papel relevante para a sua longevidade.

Biografia do Autor

Renan Gomes Moura, Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Graduado em Administração, Graduando em Pedagogia.

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Publicado

2018-10-08

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Seção

Artigos