BASES ESTRUTURAIS DA EDUCAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL: UM PANORAMA DAS CONDIÇÕES DE CURSO E DOCÊNCIA.

Autores

  • Laura Henrique Corrêa Instituto de Ciências sociais aplicadas da Universidade federal de Alfenas - campus Varginha.

Palavras-chave:

administração pública, educação, docência.

Resumo

O artigo focaliza a construção do curso de graduação em administração    pública e a formação da docência nesta área de conhecimento. Com o objetivo de identificar o perfil do curso e dos educadores no Brasil, foi feita uma análise descritiva    dos indicadores de qualidade obtidos a partir do censo e do conceito de curso da educação superior no ano de 2015 sobre as instituições, titulação e o regime de trabalho. Entre as conclusões destaca-se que a inserção e manutenção da graduação em administração pública foi discutida ao longo do percurso brasileiro e que os   profissionais que atuam hoje são fruto de um período de ausência dessa graduação na história do país. A predominância dos cursos se dá em universidades públicas e à docência em regime integral. Foram apresentadas discrepâncias regionais, tanto no número de cursos quanto na formação docente, caracterizando as bases estruturais da educação em administração pública no Brasil.

Biografia do Autor

Laura Henrique Corrêa, Instituto de Ciências sociais aplicadas da Universidade federal de Alfenas - campus Varginha.

Mestranda em Gestão Pública e Sociedade no Instituto de Ciências sociais aplicadas da Universidade federal de Alfenas - campus Varginha - MG.

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Publicado

2020-01-22

Edição

Seção

Artigos