ANÁLISE DO FEEDBACK NA ENTREVISTA DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO PERSPECTIVAS DO AVALIADO E DO AVALIADOR EM UMA ORGANIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Autores

  • Egmar Aparecida de Souza Rede Gonzaga de Ensino Superior PUC PR- Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Egmar Aparecida de Souza Rede Gonzaga de Ensino Superior PUC PR- Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Marinaldo De Almeida Cunha PUC PR- Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Palavras-chave:

Avaliação do Desempenho. Feedback. Desenvolvimento.

Resumo

Cada vez mais, as organizações buscam melhores resultados, contudo, para alcançá-los, são necessárias as pessoas. A avaliação do desempenho é uma ferramenta que pode auxiliar no alcance dos objetivos. Analisar as percepções dos avaliados e avaliadores é importante, pois, conforme se vê na literatura, o feedback é insuficiente, e a entrevista de avaliação do desempenho não é sempre realizada. Neste estudo, utilizou-se questionário desenvolvido na plataforma Google Docs, com o envio do link do formulário por meio de e-mail ou do aplicativo whatsapp. Na organização estudada, é possível criar estratégias para melhorar as perspectivas dos envolvidos na avaliação de desempenho.

Referências

BODART, C. das N.; FERREIRA, L. da P. N.; SANTOS, G. Avaliação de desempenho: uma análise crítica a partir da perspectiva dos avaliados. Revista Foco, v. 8, n. 2, p. 103-115, jan. 2016. Disponível em: http://www.revistafocoadm.org/index.php/fo co/article/view/132/120. Acesso em: 08 jun. 2018.

CAMPOS, A. L.; SANTOS, N. M. B. F.; RODRIGUES, J. L. K. Gestão de Recursos Humanos e Avaliação de Desempenho por Competências: análise do processo em uma empresa do Vale do Paraíba. Revista ENIAC Pesquisa, v. 3, n. 1, p. 33-53, jul. 2014. Disponível em:https://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/1 21. Acesso em: 09 jun. 2018.

CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

DE RÉ, C. A.; DE RÉ, M. A. Processos do sistema de Gestão de Pessoas. In: BITENCOURT, C. (Org.) Gestão contemporânea de pessoas: novas práticas, conceitos tradicionais. Porto Alegre: Bookman, 2010. cap. 4. p. 79-100.

GOOGLE. Google Forms. Disponível em: https://www.google.com/intl/pt-BR/forms/about/. Acesso em 09 jun. 2018.

IVANCEVICH, J. M. Gestão de recursos humanos. São Paulo: McGrw-Hill, 2008.

JONES, G. R.; GEORGE, J. M. Administração Contemporânea. São Paulo: McGrw-Hill, 2008.

LEME, R. Feedback para resultados na gestão por competências pela avaliação 360°: guia prático para gestores do “dar e receber”: feedback e a transformação em resultados. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007.

LEME, R.; SINACHI, R. O que você precisa realmente saber dobre o futuro da avaliação de desempenho. 1. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 2017.

LUCENA, M. D. da S. Avaliação de desempenho. São Paulo: Atlas, 1992.

NEWSTROM, J. W. Comportamento organizacional: o comportamento humano no trabalho. São Paulo: McGrw-Hill, 2008.

PEIXOTO, A. de L. A.; CAETANO, A. Avaliação de desempenho. In: BORGES, L. de O.; MOURÃO, L. (Orgs.) O Trabalho e as organizações: atuações a partir da psicologia. Porto Alegre: Artmed, 2013. cap. 18. p. 528-554.

PEROVANO, D. G. Manual de metodologia da pesquisa científica. Curitiba: Intersaberes, 2016.

REYNAUD, P.; TODESCAT, M. Avaliação de desempenho humano na esfera pública: estado da arte na literatura internacional e nacional. REGE Revista de Gestão, v. 24, n. 1, p. 85-96, 2017. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rege/article/view/131 536. Acesso em: 21 jul. 2018.

SEKIOU; BLONDIN; FABI; BAYARD; PERETTI; ALIS; CHEVALIER. Gestão dos Recursos Humanos. Porto Alegre: Instituito Piaget, 2001.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2020-01-22

Edição

Seção

Artigos