A MOTIVAÇÃO EMPREENDEDORA E AS TEORIAS CLÁSSICAS DA MOTIVAÇÃO

Autores

  • Raul Ribas PUCSP - EDUCAÇÃO CURRÍCULO

Palavras-chave:

Palavras-chave, Motivação, Teorias Clássicas da Motivação, Motivação Empreendedora.

Resumo

Muito embora, na última metade do século XX se observou um expressivo desenvolvimento das Teorias da Motivação e sua consistente aplicação no ambiente empresarial, pouco se evoluiu em estudar sua aplicação para explicar a motivação para a ação de empreender. O objetivo deste artigo é complementar esta lacuna e estabelecer uma relação entre ambas às situações, de modo que se possa validar a aplicação destas teorias, ainda que preliminarmente, para este tipo de iniciativa. A metodologia utilizada na sua elaboração foi, inicialmente, alcançar-se uma rápida compreensão dos principais conceitos das Teorias Clássicas da Motivação pertinentes a esta análise. Na sequência, foram apuradas as impressões de autores especialistas no tema empreendedorismo, sobre o que motiva o indivíduo a realizar uma ação de empreender, utilizando como enfoque a percepção de recompensa, do risco e do sucesso, ao longo de sua trajetória como empreendedor. Finalmente, realizou-se uma comparação entre ambas as abordagens, o que permitiu concluir-se por existir uma relação consistente diante da aplicação das Teorias Clássicas da Motivação, também para explicar a motivação de “Ser Empreendedor”, desde que realizas as adequações pertinentes.

Referências

ARCHER, E. R. O mito da motivação. In: BERGAMINI, C., CODA; R. (Org.).Psicodinâmica da vida organizacional – Motivação e liderança. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1997. BERGAMINI, C. W. Motivação nas organizações. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

DEGEN, Ronald Jean. O empreendedor: fundamentos da iniciativa empresarial. São Paulo: McGraw-Hill, 1989.

__________________. O empreendedor: empreender como opção de carreira. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

DOLABELA, Fernando Celso. O segredo de Luísa. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1999.

FERREIRA, André; VILAS BOAS Ana Alice; ESTEVES, R.C.P.Mota; FUERTH L.Ribeiro; SILVA, Sergio da. Teorias de motivação: uma análise da percepção das lideranças sobre suas preferências e possibilidade de complementaridade. XIII SIMPEP - Bauru, SP, Brasil, 6 a 8 de Novembro de 2006.

GALINDO et al. Teorias de motivação: conceitos aceitos por líderes e a visão de Sievers. Disponível em: http://www.ead.fea.usp.br/semead/11semead/resultado/trabalhosPDF/65.pdf. Visitado em 15 Jun. 2011.

GOMES, Fabiana Coutinho. O sucesso do empreendedor: análise sobre o resultado de estratégias competitivas genéricas aplicadas a pequenos negócios. São Paulo, s.e., 2005.

HERZBERG, F. Novamente: como se faz para motivar funcionários? In: In: BERGAMINI,
C., CODA; R. (Org.). Psicodinâmica da vida organizacional – Motivação e liderança. 2. ed.
São Paulo: Atlas, 1997.

IBQP – Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade. Empreendedorismo no Brasil: 2003. Curitiba: IBQP, 2010.

LONGENECKER, Justin G. Gestão de pequenos negócios. São Paulo: Thomson, 2007.

MARCOVITCH, Jacques. Pioneiros e empreendedores: a saga do desenvolvimento no Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005.

____________________. Pioneiros e empreendedores: a saga do desenvolvimento no Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

MATSUOKA, Jorge Mitsuru. Motivação para a qualidade: uma abordagem ética e individualizada. Tese de Doutorado apresentada ao Departamento de Engenharia de Produção da Faculdade Politécnica da Universidade de São Paulo.São Paulo, 1997.

McCLELLAND, D.C.; BURHAM, D. H. O poder é o grande motivador. In: VROOM, V.H.
(Org.) Gestão de pessoas, não de pessoal. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

SALIM, César Simões et al. Administração empreendedora: teoria e prática usando o estudo de casos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

WEBER, Max. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Downloads

Publicado

2012-03-26

Edição

Seção

Artigos