CONFLITOS DE AGÊNCIA E GOVERNANÇA CORPORATIVA

Elaina Nassiff, Crisomar Lobo de Souza

Resumo


A governança corporativa está presente nas empresas para regular a maneira como são dirigidas, administradas e controladas. Nessa inclui também o estudo sobre as relações entre os stakeholders e os objetivos da empresa. Sua principal preocupação é reduzir ou eliminar os conflitos de agências que podem surgir entre acionistas e gestores, e conseqüentemente diminuir os custos da agência. Baseado na governança corporativa foi realizada pesquisa bibliográfica para verificar como se atua nas empresas e para isso buscou-se principais os autores relacionados sobre esse assunto. Conclui-se que a boa governança contempla justa estrutura legal, boa comunicação interna e externa, busca consenso nas relações sociais, desenvolvimento econômico, e permanentes fiscalizações.

Palavras-chave


Teoria de Agência, Conflitos de Agência, Governança Corporativa.

Texto completo:

PDF

Referências


BEDICKS, Heloisa. Governança corporativa e dispersão de capital: múltiplos casos no Brasil.1.ed. São Paulo: Saint Paul Editora, 2009.

BIANCHI, Márcia. A controladoria como um mecanismo interno de governança corporativa e de redução dos conflitos de interesse entre principal e agente. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis). Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo.

CARVALHAL DA SILVA, A.. A influência da estrutura de controle e propriedade no valor de mercado, estrutura de capital e política de dividendos das empresas brasileiras de capital aberto. 2002.Tese (Doutorado em Administração de Empresas). Instituto Coppead de Administração/ Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro.

GORGA, E. C. R.. Direito Societário Brasileiro e Desenvolvimento do Mercado de Capitais: Uma perspectiva de “Direito e Economia”. 2005.Tese (Doutorado em Direito). Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. São Paulo.

JENSEN, M. C.; MECKLING, William H. Theory of the firm: managerial behavior, agency costs and ownership structure. Journalof Financial Economics.V. 3, nº 4, 1976.

LANCELLOTTI, Renata. Prefácio. In: BARBOSA, Marcelo et al. Governança corporativa: estrutura de controles societários.1.ed. São Paulo: Saint Paul Editora, 2009.

OLIVEIRA, Marco. Conflito de agência.23/04/07. Disponível em. Acesso em 05 Outubro de 2011.

SILVEIRA, A. M.. Governança Corporativa: desempenho e valor da empresa no Brasil.São Paulo: Saint Paul Editora, 2005.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração.9.ed. São Paulo: Atlas Editora, 2009.

VIEIRA, Solange; MENDES, André. Governança Corporativa: uma análise de sua evolução e impactos no mercado de capitais brasileiro.Organizações em contexto. São Paulo, Ano 2, nº 3, Jun2006.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo / PUC-SP. Rua Monte Alegre, 984. Cep: 05014-901. São Paulo - SP - Brasil. Faculdade de Economia e Administração (FEA), Departamento de Administração. Fone (11) 3670-8147. ISSN 1414-7394.