A epistemologia instrumentalista de Dewey e os novos problemas filosóficos da era pós-darwinista

Autores

  • Edna Maria Magalhães do Nascimento UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-8428.2017v14i1p74-86

Palavras-chave:

Instrumentalismo. Darwinismo. Iluminismo. Contra-Iluminismo.

Resumo

O presente artigo é parte de uma investigação mais ampla sobre a Epistemologia Naturalista e Realista de Dewey e sua contribuição para a filosofia no século XXI, desenvolvida na Universidade de Navarra, em estágio pós-doutoral. Com base neste contexto, delimitamos a presente análise sobre o método instrumentalista de Dewey e os problemas filosóficos que resultaram para a filosofia numa etapa pós-darwinista. O objetivo da presente pesquisa é num primeiro momento caracterizar o instrumentalismo de Dewey, bem como trazer à discussão que Dewey empreendeu no seu famoso ensaio “The Influence of Darwinism on Philosophy”(1909), acerca das tarefas postas para a filosofia após as descobertas darwinianas sobre o principio de transação dos fenômenos vivos. Concluímos que Dewey concentrou-se em provar que a filosofia tem um papel importante quanta à discussão das implicações da teoria darwiniana para o conhecimento. Num segundo momento, situaremos o instrumentalismo de Dewey como herdeiro de uma arquitetura teórica da modernidade com base em dois movimentos: o Iluminismo e o Contra-Iluminismo.  Concluiremos à luz de Lavine (1995) que concepção de ciência desenvolvida por Dewey é sustentada pela a ideia de que a ciência e democracia compartilham não apenas o mesmo padrão de investigação, o "método da inteligência", mas também as mesmas virtudes morais: uma disposição para questionar, para procurar clareza e evidência, para ouvir e respeitar as opiniões dos outros, para considerar alternativas de forma imparcial, para mudar de ponto de vista em virtude da investigação e da comunicação.

 

Biografia do Autor

Edna Maria Magalhães do Nascimento, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI

Possui graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (1985); Especialização em Filosofia Contemporânea pela PUC – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1996); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2002) e Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Cursa Pós Doutorado na Universidade de Navarra: Espanha. Atualmente é professora da Universidade Federal do Piauí, lotada no Departamento de Fundamentos da Educação DEFE/CCE. Leciona na Graduação e na Pós Graduação. É professora permanente do PPGFIL - Programa Pós Graduação em Filosofia da UFPI. Tem experiência na área de Filosofia, Epistemologia contemporânea; Filosofia da Educação, Pragmatismo. Neopragmatismo de Rorty e Ensino de Filosofia. Vem pesquisando sobre a Filosofia Pragmatista de Dewey a Paulo Freire. Ensino de Filosofia, Formação de Professores, Tem publicações na área de Filosofia, Educação e Literatura. Foi Chefe do Departamento de Fundamentos da Educação DEFE/CCE/UFPI no qual exerceu dois mandados 1999-2001 e 2014-2016 e foi membro do Comitê de Ética na Pesquisa da UFPI.

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Publicado

2017-06-24

Edição

Seção

Artigos