A Educação em Kant como condição da autonomia do indivíduo

Autores

  • José Wilson Rodrigues de Brito Mestrando PPGFIL – UFPI.
  • Francisco Jozivan Guedes de Lima

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-8428.2017v14i2p41-57

Palavras-chave:

Autonomia, Compromisso, Esclarecimento, Filosofia prática, Kant

Resumo

Com este trabalho, visamos, através de uma pesquisa teórica referencial, discutir sobre a questão das contribuições da Filosofia da Educação de Kant no que se refere a um direcionamento da saída da menoridade à maioridade do indivíduo a partir do elemento essencial da educação. Partindo especificamente da filosofia prática para a vivência do compromisso por parte de cada indivíduo na sociedade, notando esta construção da autonomia dos sujeitos a partir do pensar. Usamos como fontes primárias as obras Sobre a Pedagogia (1803) e a Fundamentação da Metafísica dos Costumes (1785) de Immanuel Kant, bem como outras fontes em nossa pesquisa. Partimos de uma relação entre o conceito de educação e seus pressupostos para que se tenha uma melhor compreensão do conceito de educação na visão do filósofo alemão. Perpassamos os conceitos fundamentais com relação a esta temática que são: esclarecimento, educação e autonomia, bem como a construção moral dos indivíduos em meio à disposição para assumir o compromisso em fazer o bem na sociedade. Pressupondo-se, então, que para Kant, uma educação que atinja sua finalidade cumpre, ao mesmo tempo, a finalidade da filosofia moral e política. 

Biografia do Autor

José Wilson Rodrigues de Brito, Mestrando PPGFIL – UFPI.

Especialista em Ensino de Filosofia (UESPI) e em Educação do Campo (UEMA); Bacharelado e Licenciado em Filosofia (UFC). Professor Substituto de Filosofia no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UEMA no Centro de Estudos Superiores de Coelho Neto.

Francisco Jozivan Guedes de Lima

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, Porto Alegre, RS, Brasil), professor no PPG de Filosofia da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Downloads

Publicado

2017-12-27

Edição

Seção

Artigos