Abdução e sinequismo: pedras angulares para uma semiótica do sagrado

Autores

  • Gerson Tenório dos Santos UNICASTELO

Palavras-chave:

Abdução, Sinequismo, Sagrado, Semiose, Cultura, Natureza

Resumo

Nosso objetivo neste trabalho é discutir a importância que os conceitos de abdução e sinequismo têm para uma Semiose do Sagrado. Como se sabe, as teorias que buscam compreender o sagrado são feitas quase sempre a partir de uma abordagem fenomenalista, privilegiando-se aspectos antropocêntricos. Os conceitos de Peirce de abdução e sinequismo nos permitem uma visão mais ampla do fenômeno, pois se pode conceber a ânsia pelo sagrado como uma transdução dos signos da natureza na cultura, essa transdução possibilita uma compreensão mais imediata da estrutura do mundo e um alargamento de nosso sistema perceptual (Umwelt). O conceito de abdução de Peirce foi discutido dentro da teoria dos tipos de inferência ou tipos de raciocínio. Segundo o filósofo do pragmatismo, a abdução é a única operação lógica que introduz uma idéia nova, ao contrário da indução e da dedução. O sinequismo, por sua vez, está relacionado à Metafísica peirceana – a ciência do Real – e advoga a idéia de haver um continuum entre a mente do Cosmos e a humana. Em ambos os conceitos encontra-se a explicação lógica que nos permite compreender os fenômenos que participam da cultura humana – como é o caso do sagrado – a partir, não de um divórcio entre cultura/natureza, mente/corpo, ciências humanas/ciências naturais, mas de uma solução decontinuidade entre a lógica do mundo e a lógica do pensamento humano.

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