Da Potência ao Ato. Da Idéia para a Ação: o corpo em estado de definição

Autores

  • Jussara Sobreira Setenta UFBA (docente) / PUCSP (discente)

Palavras-chave:

Dança, Ação, Corpo, Performatividade

Resumo

A comunicação pretende anunciar que o corpo ao dançar configura uma ação que implica em seu próprio pensamento. Através de mediações que se apresentam como organização, encontram-se crenças e hábitos de ações dispostos nas relações entre o interior e o exterior. Estas, possibilitam a ocorrência de transformações e mudanças de conduta enunciadas no corpo que dança, organizando o fazer artístico performativamente a partir das experiências e observações das condições de se estar no mundo. O estado anterior à ação de um corpo que dança é um estado de potência, um estado de invisibilidade. Agindo na performatividade é possível tornar visível as diversas falas e ações do corpo, que questionam a existência de um contexto dado, atuando para a inauguração de novos contextos. No ambiente da performatividade o fazer artístico é a ação inteligente do corpo, o seu próprio significado, pois o movimento é ato do corpo e se apresenta em sua inteireza. O corpo ao dançar enuncia um comprometimento existente na correlação entre idealidade e conduta. O sentido que é constituído pelo conjunto das ações retorna como generalidade. O visível então, que aparece como movimento performativo, é pensamento desse corpo.

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