A noção de fluxo contínuo da experiência: contribuições de Dewey para a Ciência Cognitiva

Autores

  • Mariana Claudia Broens Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp, campus de Marília
  • Eloísa Benvenutti de Andrade Departamento de Filosofia da Unesp, campus de Marília
  • Fernando César Pilan Departamento de Filosofia da Unesp, campus de Marília

Palavras-chave:

Pragmatismo, Fluxo contínuo da experiência, Hábito, Cognição incorporada e situada

Resumo

O objetivo do presente trabalho é investigar a noção de fluxo contínuo da experiência proposta por John Dewey e suas possíveis contribuições para a Filosofia da Mente e a Ciência Cognitiva. Dewey elabora uma teoria que apresenta uma concepção de experiência que engloba todas as dimensões da ação vivida, não privilegiando apenas o papel que a experiência desempenha na produção do conhecimento cientifico. Segundo Dewey, as teorias do conhecimento tradicionais não consideram adequadamente a experiência, pois ressaltam apenas a relevância que ela tem para a produção de teorias, dissociando-a do entorno de que faz parte. Assim, os eventos do cotidiano não são levados em consideração na produção do conhecimento e a filosofia se torna uma entidade abstrata que se supõe pairar acima ou para além da vida. Através da noção de fluxo contínuo da experiência Dewey refuta essas teorias racionalistas, adotando uma perspectiva evolucionária que procura ressaltar a continuidade ação/ambiente. Procuraremos mostrar que essa noção de fluxo contínuo da experiência pode contribuir para a investigação dos processos cognitivos atualmente em curso na Filosofia da Mente e da Ciência Cognitiva.

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