A força transformadora das epidemias e da imigração: cidade de São Carlos-SP no final do século XIX

Autores

  • Marili Peres Junqueira

Palavras-chave:

Imigração, Urbanização, Epidemias, São Carlos-SP

Resumo

No presente artigo será abordada a relação estreita entre a urbanização da cidade de São Carlos-SP, no final do século XIX, e as epidemias, tendo em vista também o grande aumento populacional, advindo da imigração subsidiada. São Carlos localiza-se na região central do estado de São Paulo – Oeste Cafeeiro, e teve sua economia marcada pela pujança do café e a imigração em massa no final do século XIX. O estudo de São Carlos se torna imprescindível para a compreensão da medicina social e do viver em cidades no interior de São Paulo durante o aumento populacional, devido à imigração e à transformação econômica, proporcionada pelo café, no final do século XIX. Para tal abordagem, serão utilizados como documentos principais os almanaques e os jornais locais publicados no período e, como apoio a isso, boletins de imigração, código de posturas, relatórios, censos, e a bibliografia pertinente.

Biografia do Autor

Marili Peres Junqueira

Marili Peres Junqueira é graduada em Letras (Português-Italiano) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Câmpus de Araraquara/SP (1995), mestre em Sociologia (1998) e doutora em Sociologia (2004), todos pela mesma Universidade. Atualmente, é Professora Adjunta, ligada ao Departamento de Ciências Sociais (DECIS) – Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais (FAFCS), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Downloads

Como Citar

Junqueira, M. P. (2012). A força transformadora das epidemias e da imigração: cidade de São Carlos-SP no final do século XIX. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/9518