Encontros e desencontros do performático na cena urbana. Um cotejo entre o teatro que experimenta e o performer que pede

Autores

  • Marcela Belchior

Palavras-chave:

Performance, Transporte público, Espaço urbano, Pedinte, Teatro

Resumo

Este artigo discute os pontos de encontro e as diferenciações entre performances teatrais apresentadas no espaço público urbano e abordagens de vendedores e pedintes. Como objetos de nossa análise, a peça “Cordel do amor sem fim” e a performance de um homem que pede dinheiro para comprar remédios. Ambos são apresentados durante percurso de transportes coletivos por ruas metropolitanas. O que eles têm em comum? O que os difere? Nessa direção, discutiremos dois aspectos importantes desse cotejo: a teatralidade do ato performático e seu elemento político-social.

Biografia do Autor

Marcela Belchior

Marcela Belchior é mestranda no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica (PEPGCOS) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), desenvolvendo o Projeto de Pesquisa “Processos comunicacionais em performances apresentadas em ônibus públicos metropolitanos”, financiado pelo CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa “Comunicação e Cultura: Barroco e Mestiçagem” (PUC-SP/CNPq).

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Como Citar

Belchior, M. (2012). Encontros e desencontros do performático na cena urbana. Um cotejo entre o teatro que experimenta e o performer que pede. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (3-4). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/9556