Arte Digital nos espaços urbanos latino-americanos: a arquitetura da reconstrução

Autores

  • Raquel Rennó

Palavras-chave:

Arte digital, Comunicação, Espaços urbanos, Semiótica

Resumo

As obras de arte em tecnologias digitais têm como característica a participação coletiva, seja a partir da colaboração direta de profissionais de distintas áreas, seja pela prática do “remix” de linguagens, códigos de programação ou elementos audiovisuais. Nesse contexto, os artistas latino-americanos (re)encontram um ambiente propício de criação. O discurso que associa o artista latino-americano a sua “pureza ancestral”, seu vínculo com mãe-natureza, torna-o incapaz de manipular as altas tecnologias, limpas, frias, destinadas aos centros econômicos mundiais. No entanto, o que se vê nos trabalhos destes artistas é uma capacidade de apropriação levada ao limite, a sobreposição do espaço virtual com o físico, da fala cotidiana com o código de 0 e 1. Como diz o artista mexicano Gómez-Peña (2009): trata-se de “spanglear” a rede, infectar a língua franca, “amorenar” o espaço virtual. O texto oferece uma análise de obras de distintos artistas digitais do México e do Brasil em direção a uma proposta de estética das artes digitais locais.

Biografia do Autor

Raquel Rennó

Raquel Rennó <www.raquelrenno.com> é doutora pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP, pós-doutoranda pela CAPES/Mackenzie do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (Departamento de Fotônica), professora-consultora dos cursos de Arte, Ciência e Tecnologia da UOC (Universitat Oberta de Catalunya) e membro do International Center for Info Ethics (ICIE, ZKM, Karlsruhe e do Institut Català D’Antropologia).

Downloads

Como Citar

Rennó, R. (2012). Arte Digital nos espaços urbanos latino-americanos: a arquitetura da reconstrução. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (3-4). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/9564