Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista de Cultura Teológica?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Normas para publicação na Revista de Cultura Teológica

A Revista de Cultura Teológica está aberta à colaboração de Pós-Doutores, Doutores e Doutorandos em colaboração com o Orientador, das áreas de Teologia, Filosofia, Ciências da Religião. Os textos podem ser: artigos, comunicações, ensaios, resenhas, entrevistas, resumos de dissertações e teses, entre outros. Os textos devem ser inéditos, reservando-se à Revista a prioridade da sua publicação. A revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado, permitindo a reprodução do mesmo desde que seja indicada a fonte original. Os textos assinados são de inteira responsabilidade dos autores que os enviarão à Redação da Revista. Os originais não serão devolvidos. O Conselho de Redação avaliará as colaborações recebidas, tendo em vista as normas abaixo relacionadas e a especificidade do conteúdo e os autores serão notificados sobre a aceitação ou não de seus trabalhos e sobre a data possível de publicação.

  1. Serão aceitos trabalhos redigidos em Português, Espanhol, Francês, Inglês, Alemão e Italiano, que serão submetidos à revisão crítica de, pelo menos, um membro do Conselho de Redação da Revista. Um banco de pareceristas na avaliação dos artigos no sistema “blind review”.

  2. O texto deverá ser apresentado em formato A4. Os trabalhos e artigos deverão contar no mínimo 20.000 toques ou 10 páginas e no máximo 30.000 toques ou 15 páginas em espaço 1, sem espaço entre parágrafos, margem superior e esquerda 3 cm, margem inferior e direita 2 cm. Para as comunicações são requeridas de 6 a 8 páginas; e 2 a 5 páginas para resenhas.

  3. Os trabalhos devem ser submetidos à Revista de Cultura Teológica somente pelo sistema, da seguinte maneira: (1) se o/s autor/es não possuir/em cadastro ainda, favor clicar aqui; (2) depois de cadastrado, o autor deve acessar o sistema clicando aqui.

  4. Os dados de autoria (nomes e biografia dos autores) não devem constar no documento da submissão. Estes dados deverão ser preenchidos no passo 3 da submissão.

  5. O trabalho deverá apresentar obrigatoriamente: título, título traduzido para o inglês, resumo, palavras-chave (nas palavras chaves, deve estar presente o campo específico da pesquisa), abstract, key-words, introdução, corpo, conclusão e bibliografia.

5.1. Bibliografia:

A bibliografia deverá ser listada ao final do texto, em ordem alfabética, seguindo as normas da ABNT. Exemplo:

5.1.1. Livros

GUTIERREZ, Gustavo. Teologia da Libertação. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1983.

5.1.2. Artigos

VERVIER, J. H. Economia e ética: uma reflexão sobre as quatro últimas décadas no Brasil. Revista Eclesiástica Brasileira, Petrópolis, vol. 62, n. 247, p. 604-628, julho, 2003.

5.2. Citação no corpo do texto

As citações devem ser colocadas no corpo do texto e, não, no rodapé.

Ex: “Não é o mesmo pai em dois lugares. O pai desconhecido de Jesus Cristo não tem nada a ver com aqueles ídolos do pai que levam ao complexo de Édipo” (MOLTMANN, 2011, p. 377).

Utiliza-se ibidem quando se cita o mesmo autor e mesma obra em sequência, e idem quando se cita o mesmo autor em sequência, porém outra obra, e nesse caso menciona-se a obra.

As citações bíblicas devem ser usada no seguinte formato: Jo 3,2; Mt 5,9-6,7; Mc 3,4.6-9; 2Tm 3,16; Hb 7,17; cf. Lv 4,7; 1Cor 12,3-6.10.

5.3. Tradução

Quando for documento traduzido, colocar a expressão “Tradução por” ou “Tra­dução de” seguida do nome do tradutor, logo após o título da obra.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.