Igreja no Nordeste, pastorais sociais e cristianismo da libertação: Assembleia Popular nos anos 2005-2010

Autores

  • Flávio Lyra de Andrade Doutor em Sociologia – PPGS/UFPB; Mestre em Sociologia – PPGS/UFPE; Licenciado em História – UNICAP; Cursando Pós-Doutorado em Ciência da Religião – PPGCR/UNICAP. Como religioso franciscano, fiz curso de teologia pastoral pelo DEPA. Militante cristão e educador popular, trabalhei e acompanhei processos de formação com pastorais e movimentos sociais no Nordeste. Integro a comunidade de Recife do MPC – Movimento de Profissionais Cristãos.

DOI:

https://doi.org/10.23925/rct.i0.45261

Palavras-chave:

cristianismo da libertação, sociologia da religião, pastorais sociais, identidade

Resumo

O corrente artigo analisa a construção de identidade coletiva dos cristãos na Assembleia Popular. Nele discute-se as pastorais e movimentos sociais nos Estados de Pernambuco e Paraíba, situando-os no contexto do Regional da CNBB NE2, no período de 2005 a 2010. Traz reflexões do campo da sociologia da religião em diálogo com a teologia. A ênfase do estudo é a discussão de como o cristianismo da libertação se expressa em iniciativa das pastorais sociais na articulação da Assembleia Popular, constituindo-se como uma tradição político-cultural. Na conclusão, problematiza-se o trânsito entre os campos político e religioso dos cristãos e dos participantes dessa experiência, trazendo questões de cunho eclesiológico e político-pastoral sobre o peculiar contexto das Igrejas Católicas de Olinda-Recife e João Pessoa no período.

Biografia do Autor

Flávio Lyra de Andrade, Doutor em Sociologia – PPGS/UFPB; Mestre em Sociologia – PPGS/UFPE; Licenciado em História – UNICAP; Cursando Pós-Doutorado em Ciência da Religião – PPGCR/UNICAP. Como religioso franciscano, fiz curso de teologia pastoral pelo DEPA. Militante cristão e educador popular, trabalhei e acompanhei processos de formação com pastorais e movimentos sociais no Nordeste. Integro a comunidade de Recife do MPC – Movimento de Profissionais Cristãos.

Doutor em Sociologia – PPGS/UFPB; Mestre em Sociologia – PPGS/UFPE; Licenciado em História – UNICAP; Cursando Pós-Doutorado em Ciência da Religião – PPGCR/UNICAP. Como religioso franciscano, fiz curso de teologia pastoral pelo DEPA. Militante cristão e educador popular, trabalhei e acompanhei processos de formação com pastorais e movimentos sociais no Nordeste. Integro a comunidade de Recife do MPC – Movimento de Profissionais Cristãos.

Downloads

Publicado

2019-11-19