Pautas para a evangelização da cidade, hoje

Autores

  • Flavio Fernando de Souza Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Membro do Grupo de Pesquisa José Comblin (PUCSP) e do Grupo de Pesquisa Teologia, Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso (PUCPR). Consultor educacional – FFS Consultoria Educacional.

DOI:

https://doi.org/10.23925/rct.i0.45263

Palavras-chave:

Cidade, Mundo urbano, Evangelização, Inculturação, Pastoral urbana

Resumo

Tem-se por objetivo responder à indagação de como evangelizar as cidades latino-americanas, hoje. Parte-se da compreensão da cidade e das transformações urbanas na contemporaneidade, situadas no contexto de crise da Modernidade. Em decorrência desses cenários, identificam-se características das subjetividades urbanas e de suas formas de relação com a religião, as implicações pastorais e as exigências na consecução de uma evangelização inculturada das cidades e das culturas urbanas. Propõe-se um conjunto de considerações sobre o perfil e uma agenda para a pastoral urbana. Conclui-se que, para evangelizar a cidade, hoje, é necessário um novo paradigma de pastoral urbana que comporte um itinerário, uma pedagogia, um caminho com jeito próprio, com rosto próprio dos sujeitos nas diferentes espaçotemporalidades urbanas da atualidade. É um processo que tem, como exigências, que se parta de uma atitude de assunção das cidades, das culturas urbanas emergentes e seus sujeitos, assumidos em sua integralidade, em suas luzes e sombras, saindo ao seu encontro nas novas condições e situações socioculturais e espaçotemporais urbanas das cidades latino-americanas e acolhendo suas múltiplas e diversas representações sobre a religião, a vida, as relações, a pastoral, enfim sobre a evangelização urbana, na qual esses novos sujeitos são interlocutores e agentes.

Biografia do Autor

Flavio Fernando de Souza, Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Membro do Grupo de Pesquisa José Comblin (PUCSP) e do Grupo de Pesquisa Teologia, Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso (PUCPR). Consultor educacional – FFS Consultoria Educacional.

Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Membro do Grupo de Pesquisa José Comblin (PUCSP) e do Grupo de Pesquisa Teologia, Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso (PUCPR). Consultor educacional – FFS Consultoria Educacional.

Downloads

Publicado

2019-11-17