A Ressurreição de Jesus sob a categoria de “Promessa”: uma contribuição a partir da Teologia da Esperança de J. Moltmann

Autores

  • Círio Alessandro Jacinto

DOI:

https://doi.org/10.23925/rct.i93.41663

Palavras-chave:

ressurreição, promessa, esperança, anúncio, J. Moltmann

Resumo

O presente artigo traz a contribuição do teólogo protestante Jürgen Moltmann para as reflexões sobre o significado da Ressurreição de Jesus. No horizonte da atualidade, os cristãos são constantemente convocados a estarem prontos para oferecer as razões de sua esperança (Cf. 1Pe 3,15). Assim, prescindindo das outras inúmeras (e igualmente ricas) contribuições possíveis, limitar-se-á em tomar emprestada a lente da “promessa” e, a partir dela, olhar para o túmulo vazio e para aquela experiência que levou os discípulos a acreditarem: “Não está aqui! Ressuscitou!” (Lc 24,6). Por fim, serão apontadas algumas reflexões acerca do compromisso social, que procedem da fé na Ressurreição.

Biografia do Autor

Círio Alessandro Jacinto

Graduado em Teologia pelo CEARP (filiado à Faculdade Nossa Senhora da Assunção/PUC/SP), Mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e Doutorando pelo Programa de Pesquisa de Pós-Graduação em Teologia da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).

Downloads

Publicado

2019-06-30

Edição

Seção

Artigos