Práticas e saberes de Francisco: de Assis para a humanidade do passado e do presente

Autores

  • Karlla Christine Araújo Souza Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Joscelito Marques Ferreira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Ailton Siqueira de Sousa Fonseca Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

DOI:

https://doi.org/10.23925/rct.i93.41708

Palavras-chave:

Francisco de Assis, práticas, arquétipo, condição humana

Resumo

A vida de Francisco de Assis apresentou práticas como a integração com o outro, o cuidado, a metanóia e a esperança e a emergência dos arquétipos que podem nos auxiliar a compreender e construir soluções criativas que contribuam para desbancar a crise sistêmica atual. As reflexões e descobertas decorrentes desta pesquisa bibliográfica, realizada nos âmbitos do PPGCISH/GECOM/UERN, foram escritas na forma de ensaio, onde apresentamos aspectos fundamentais da vida simples/complexa, do pensamento e da práxis de Francisco de Assis. Nessas linhas, buscaremos compreender a condição humana na singularidade do sujeito Francisco de Assis, um arquétipo que é uma espécie de imagem incrustada profundamente no inconsciente coletivo da humanidade. Temos ciência de que não atingimos a inteireza psicossocial e humana de Francisco de Assis, mas esperamos ampliar a nossa compreensão acerca da riqueza de um caráter complexo, de uma vida paradigmática, de um ícone histórico sempre novo.

Biografia do Autor

Karlla Christine Araújo Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Ciências Sociais pela UFCG, mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia PPGS/UFPB. Atualmente é pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais PGCS/UFRN. É professora Adjunto IV no Departamento de Ciências Sociais e Política  DCSP/UERN e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas PPGCISH/UERN. É integrante do Grupo de Pesquisa do Pensamento Complexo GECOM e do Grupo de Pesquisa Mythos-Logos: religião, mito e espiritualidade. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: saberes populares e tradicionais, poéticas da oralidade, memória e cotidiano. Sociologia, Educação e Formação de Professores. Transdisciplinaridade e Imaginário.

Joscelito Marques Ferreira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

É Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Possui graduação em Teologia (2005) pela Faculdade Diocesana de Mossoró e em Ciências Contábeis (1989) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Pós-graduação lato sensu em Mídias na Educação (2013) também pela UERN e Pós-graduação em Teologia Bíblica pela Faculdade Diocesana de Mossoró. É professor da ESCOLA MUNICIPAL CELINA GUIMARÃES VIANA e tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Religiosidade.

Ailton Siqueira de Sousa Fonseca, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1993) e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998). Doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia da Comunicação Urbana, Antropologia e Complexidade, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura e linguagem, cotidiano e afetividade, literatura, ciência e imaginário. Atualmente é professor titular da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, professor do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Sociais e Humanas da UERN e coordenador do Grupo de Pesquisa do Pensamento Complexo (GECOM/UERN).

Referências

AGAMBEN, Giorgio. A comunidade que vem. Lisboa: Editorial Presença, 1993.

ALBUQUERQUE JR. Durval Muniz de. A Feira dos Mitos. A fabricação do Folclore e da Cultura Popular (Nordeste 1920-1950). São Paulo: Intermeios, 2013.

BERMEJO, Marcelo. Francisco de Assis. São Paulo: Canção Nova, 2013.

BOFF, Leonardo. Saber Cuidar. Ética do Humano–Compaixão pela Terra. Petrópolis: Vozes, 1999.

______. São Francisco de Assis - ternura e vigor. 10.ed., Petrópolis: Vozes, 2005.

______. Francisco de Assis e Francisco de Roma. 2.ed. Rio de Janeiro: Mardeideias, 2014.

CARVALHO, Edgar de Assis. Conexões da Vida: uma antropologia da experiência. Natal: Editora Una, 2017.

CREMA, Roberto; LELOUP, Jean-yves; WEIL, Pierre. Normose: a Patologia da Normalidade. Campinas-SP: Verus Editora, 2003.

GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

JUNG, Carl Gustav. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

MORIN, Edgar. Sociologia: a sociologia do microssocial ao macroplanetário. Portugal: Publicações Europa-América, 1984.

______. A Cabeça bem Feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

______. Introdução ao pensamento complexo. 3.ed. Porto Alegre: Sulina, 2007.

______. Em Busca dos Fundamentos Perdidos – textos sobre o marxismo. 2.ed., Porto Alegre: Sulina, 2010.

MACEDO, José Rivair. Movimentos Populares na Idade Média. São Paulo: Moderna, 2003.

SILVEIRA, Idelfonso; REIS, Orlando dos. São Francisco de Assis: escritos e biografias de São Francisco de Assis. Crônicas e outros testemunhos do primeiro século franciscano. 6.ed. Petrópolis: Vozes/CEFEPAL, 1996.

THOMPSON, E.P. Costumes em Comum. Estudos sobre a cultura popular tradicional. 2.ed., São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

Downloads

Publicado

2019-06-30

Edição

Seção

Artigos