<strong>CIDADANIA, EDUCAÇÃO E REALIDADE BRASILEIRA: PONTOS PARA O DEBATE E ENCAMINHAMENTOS</strong>

Autores

  • Lilian Tatiane Candia de Oliveira Universidade Federal da Grande Dourados
  • Paulo Gomes Lima Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

cidadania, sentidos, significados, políticas educacionais

Resumo

Este estudo discute a cidadania numa perspectiva recorrente por meio de uma análise crítico-reflexiva à luz do materialismo histórico e em quatro seções. Na primeira seção discutimos os antecedentes históricos da cidadania, os condicionantes e valores que trataram do homem e sua compreensão da realidade. Na segunda seção, Cidadania e contradições: sentidos e significados, como dimensão caleidoscópica distinguimos os elementos estruturais da consolidação do termo cidadania, bem como, as contradições advindas a partir de sua reflexão. Em seguida, em “Política educacional e cidadania” debatemos sobre os delineamentos e reflexões sobre a cidadania na atualidade e finalmente na quarta seção problematizamos os desafios e encaminhamentos sobre a dimensão da cidadania para a educação no Brasil e vice-versa. O estudo aponta que o sentido de uma cidadania que corresponda à perspectiva democrática aprimora os encaminhamentos das políticas educacionais para que sua efetivação dê significado a constituição de cidadãos que vivam e reivindiquem o espaço social como conquista universalizada e humanizada ainda é uma realidade por se construir.

Biografia do Autor

Lilian Tatiane Candia de Oliveira, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestranda em Educação pela UFGD.

Paulo Gomes Lima, Universidade Federal da Grande Dourados

Docente do PPGEdu/UFGD.

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Publicado

2014-04-19

Edição

Seção

Artigos