Currículo sensível: práticas de estágio na preparação de mapas e bússolas

Autores

  • Flávia Brocchetto Ramos Universidade de Caxias do Sul
  • Lovani Volmer Universidade FEEVALE
  • Marli Cristina Tasca Marangoni Mestre em Letras pela UCS, Doutoranda Letras pela UCS. Professora no CESF.

Palavras-chave:

Currículo. Professor de língua portuguesa. Formação docente. Leitura literária

Resumo

Os cursos de licenciatura vêm sendo objeto de discussões em inúmeros fóruns da sociedade, visando à sua redefinição a partir de uma ideia mais ampla de educação básica. Ser professor implica ser estudante e, no caso da língua materna, ser leitor e escritor nessa língua. A partir da Resolução CP/CNE 01/02, há que se pensar na constituição do professor ao longo da formação universitária, mais precisamente, durante o estágio. Assim, este estudo discute práticas em duas instituições de ensino superior e, ainda, uma unidade de aprendizagem desenvolvida em prática de estágio, visando à formação inicial do professor de língua portuguesa.

Biografia do Autor

Flávia Brocchetto Ramos, Universidade de Caxias do Sul

Dr. em Letras pela PUCRS. Pos-doutorado em Educação pela FaE/UFMG. Atua como docente no PPGEd e nos cursos de Letras e Pedagogia na Universidade de Caxias do Sul – UCS.

Lovani Volmer, Universidade FEEVALE

Meste em Letras pela UNISC. Doutoranda em Letras pela UCS. Professora na Universidade FEEVALE.

Marli Cristina Tasca Marangoni, Mestre em Letras pela UCS, Doutoranda Letras pela UCS. Professora no CESF.

Mestre em Letras pela UCS, Doutoranda Letras pela UCS. Professora no CESF.

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Publicado

2016-08-16

Edição

Seção

Artigos