INTERFACES ENTRE O CURRÍCULO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DO MULTICULTURALISMO CRÍTICO

Autores

  • Fernanda Gomes Françoso
  • Saulo Françoso
  • Marcos Garcia Neira

Palavras-chave:

currículo de história, currículo de educação física, multiculturalismo crítico

Resumo

No cenário globalizado, aumenta vertiginosamente o debate sobre o multiculturalismo na educação. Dentre as variadas respostas oferecidas à diversidade cultural, defendemos as proposições teóricas do multiculturalismo crítico pelo seu compromisso na contextualização e compreensão do processo de construção das diferenças e desigualdades, e suas relevantes contribuições para uma pedagogia radical que incorpore de forma crítica os conhecimentos dos grupos subalternizados. Nesse artigo, propomos um trabalho articulado entre os componentes curriculares de História e Educação Física. A partir da literatura, retomamos a história recente de ambos os componentes com o intuito de discutir como as diferentes teorias curriculares posicionaram-se frente à diversidade cultural. Posteriormente, apresentamos possibilidades de encaminhamentos pedagógicos para um trabalho interdisciplinar, a partir de categorias centrais do multiculturalismo crítico, oferecendo alternativas que ajudem na superação da visão monocultural e eurocêntrica predominante nas práticas pedagógicas de História e Educação Física.

Palavras-chave: Currículo de História; currículo de Educação Física; multiculturalismo crítico.

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Publicado

2015-12-29

Edição

Seção

Artigos