COM-VIVER, COM-CIÊNCIA E CIDADANIA: UMA PESQUISA BASEADA EM DESIGN INTEGRANDO A TEMÁTICA DA SAÚDE E O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ESCOLA

Autores

  • Miriam Struchiner Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Taís Giannella Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

temática da saúde, ensino fundamental, tecnologias digitais de informação e comunicação, pesquisa baseada em design

Resumo

Este trabalho tem como objetivo narrar o desenvolvimento, a implementação e análise de um conjunto de atividades e materiais educativos, construídos em parceria com professores do ensino fundamental, voltados para a integração da temática da Saúde no currículo escolar, de maneira transversal e com o uso de TDIC. Com base na metodologia da Pesquisa Baseada em Design, no conceito ampliado de Saúde e na abordagem apropriada e crítica das TDIC, o projeto "Com-Viver, Com-Ciência e Cidadania" foi desenvolvido no contexto de uma escola municipal do Rio de Janeiro, envolvendo sete professores e 40 alunos. Foram adotadas diferentes estratégias pedagógicas (jogo, debate, criação de jornal etc.) e integradas tecnologias físicas e digitais, tendo como enfoque o protagonismo e o letramento digital dos alunos. Todo o processo de planejamento e implementação foi documentado (entrevistas, relatórios de campo etc.) e analisado, gerando elementos para a construção de princípios de design.

Biografia do Autor

Miriam Struchiner, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde- NUTES/UFRJ

Coordenadora do Laboratório de Tecnologias Cognitivas

Atua na área de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação em Ciências e Saúde

Taís Giannella, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde- NUTES/UFRJ

Laboratório de Tecnologias Cognitivas

Atua na área de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação em Ciências e Saúde

 

Downloads

Publicado

2016-09-30

Edição

Seção

Dossiê Temático - "Web Currículo: contexto, aprendizado e conhecimento"