<strong>ALFABETIZAÇÃO E PÓS-ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO POPULAR - CONCEPÇÕES, LIMITES E POSSIBILIDADES DAS PRÁTICAS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E ORGANIZAÇÃO POPULAR (CEOP) 1989-2004</strong>

Autores

  • Kátia Evangelista Regis PUC-SP

Resumo

Essa dissertação analisou como o Centro de Educação e Organização Popular (CEOP), orientado pelos referenciais da Educação Popular (EP)¹, se organizou para realizar a alfabetização e pósalfabetização de jovens e adultos na Favela Jardim São Remo, entre os anos de 1989 e 2004. Esta Favela situa-se em um terreno ocupado do Campus Capital da Universidade de São Paulo (USP), no Butantã, Zona Sudoeste da Cidade de São Paulo. Sistematizamos a História da entidade analisando seu relacionamento com o Estado, com a USP, com a Associação de Moradores do Jardim São Remo, com a Igreja Católica dessa comunidade e com o Núcleo de Consciência Negra (NCN) situado na USP. Discutimos, dessa forma, os limites, as possibilidades e os desafios concretos do CEOP para realizar a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Biografia do Autor

Kátia Evangelista Regis, PUC-SP

Kátia Evangelista Regis – Mestre em Educação pelo Programa de Estudos de Pós- Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutoranda pelo mesmo Programa.. Defesa em: 24/05/2004, orientador: Prof. Dr. Sérgio Haddad.

Downloads

Edição

Seção

Resumo Expandido