<strong>A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD): CARACTERÍSTICAS EESTRUTURAÇÃO DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES</strong>

Autores

  • Maria Elizabete Souza Couto Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC – Ilhéus/Bahia

Palavras-chave:

Educação a distância, formação de professores, características da EAD.

Resumo

Este trabalho discute as características e estrutura da EAD em cursos de formação continuada de professores, tendo em vista o curso ‘TV na Escola e os Desafios de Hoje’ que faz parte do conjunto das políticas públicas de formação de professores. Os cursos a distância atendem alunos/adultos que estão no mercado de trabalho e buscam desenvolvimento profissional. Com os professores não aconteceu diferente. A partir dos indicadores estrutura e organização, características da EAD, conteúdos do curso e condições da escola os dados demonstraram que ainda há limitações no encaminhamento das políticas de formação de professores, principalmente quando a ênfase valoriza o desenvolvimento das competências técnicas. É preciso adotar políticas que se baseiem na flexibilização, autonomia e competência, numa perspectiva de formação e desenvolvimento profissional com base na escola e nas necessidades formativas dos professores

Biografia do Autor

Maria Elizabete Souza Couto, Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC – Ilhéus/Bahia

Pedagoga, especialista em Metodologia da Alfabetização, Mestre e Doutora em Educação. Professora de Psicologia da Educação na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC – Ilhéus/Bahia. Pesquisa na área de Formação de Professores e Educação e Tecnologias

Downloads

Edição

Seção

Artigos