<strong>FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LETRAS-LIBRAS:CONSTRUINDO O CURRÍCULO</strong>

Autores

  • Roseli Zen Cerny Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ronice Muller Quadros Universidade Federal de Santa Catarina/Centro de Comunicação e Expressão. Campus Universitário – Trindade

Palavras-chave:

Educação a Distância, Educação de Surdos, Formação de Professores, Tecnologias para Acessibilidade.

Resumo

O artigo apresenta a proposta pedagógica do Curso de Licenciatura em Letras-Libras, desenvolvido na modalidade a distância pela Universidade Federal de Santa Catarina em parceria com outras oito instituições de ensino no Brasil. Neste artigo, será discutido o currículo proposto e implementado para atender às especificidades do contexto: alunos surdos. Este curso está em consonância com as políticas afirmativas que o Brasil vem assumindo nas últimas décadas. Em observância ao Decreto 5626/2005, o curso de Letras-Libras procura garantir a inclusão social de surdos na sociedade por meio da formação acadêmica, abrindo espaços para a sua inserção no mercado de trabalho. Os professores formados neste curso irão atuar na formação de professores em nível universitário, na formação de fonoaudiólogos e na formação básica de alunos surdos e ouvintes. Essa formação prioriza a Língua de Sinais como primeira língua.

Biografia do Autor

Roseli Zen Cerny, Universidade Federal de Santa Catarina

– Doutora em Educação-Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina e Coordenadora Pedagógica dos Cursos de Licenciatura na modalidade a distância – CED / UFSC.

Ronice Muller Quadros, Universidade Federal de Santa Catarina/Centro de Comunicação e Expressão. Campus Universitário – Trindade

Coordenadora do Curso de Letras-Libras Universidade Federal de Santa Catarina/Centro de Comunicação e Expressão Campus Universitário – Trindade

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