<strong>ALTERAÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR DECORRENTES DA IMPLANTAÇÃO DE LAPTOPS EDUCACIONAIS</strong>

Autores

  • Martha Kaschny Borges Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Maximiliana Batista Ferraz dos Santos Universidade do Estado de Santa Catarina

Palavras-chave:

Laptops educacionais, currículo, políticas públicas

Resumo

O presente artigo apresenta os primeiros resultados de uma pesquisa que investigou a introdução e o uso de laptops educacionais em uma escola de ensino fundamental e as possíveis mudanças no currículo estabelecido curriculares que este tipo de tecnologia digital pode trazer. A fim de contextualizar esta proposição, buscou-se apresentar o Projeto One Laptop per Child (OLPC), suas bases pedagógicas, bem como sua relação com as ações desenvolvidas no Brasil, através do Projeto UCA (Um Computador por Aluno) coordenado pelo Ministério da Educação (MEC). As experiências destacadas referem-se a uma escola pública de ensino fundamental que participa da fase pré-piloto do Projeto UCA. Os principais resultados indicam que a metodologia de aprendizagem de projetos foi adotada e que a formação continuada mostra-se como uma necessidade.

Biografia do Autor

Martha Kaschny Borges, Universidade do Estado de Santa Catarina

Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação a distância, ensino superior, tecnologias de informação e de comunicação e ensino fundamental. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1991);Mestrado em Educação pela Université Pierre Mendes France II (1998);Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Educação - Université Pierre Mendes France II (2001). Atualmente é professora associada da Universidade do Estado de Santa Catarina e Coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação.

Maximiliana Batista Ferraz dos Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina

Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia educacional, informática educacional, formação de professores, orientação e coordenação pedagógica. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (2002); Especialização em Informática na Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2004) e Especialização em Gestão Escolar pela Faculdade Adventista Paranaense (2008). Atualmente é aluna bolsista Capes do programa de Mestrado em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Downloads

Edição

Seção

Artigos