<strong>AVALIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA EDUCAÇÃO ONLINE DOS CURSOS DA UAB/UFAL: PERSPECTIVA ANALÍTICA E RECONSTRUTIVA</strong>

Autores

  • Luís Paulo Leopoldo Mercado Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de Alagoas
  • Maria Auxiliadora Silva Freitas Centro de Educação - Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Cursos à distância, Avaliação de materiais didáticos online, Indicadores/critérios de avaliação

Resumo

Este estudo investiga a importância da utilização do material didático na educação online. Apresenta os resultados da pesquisa realizada na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), junto aos cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no período de 2007 a 2009. A pesquisa teve como objetivo propor critérios de avaliação para serem empregados nos processos avaliativos dos materiais didáticos utilizados nos cursos de graduação na educação online, identificando as ações de concepção, elaboração e edição, além de subsidiar formas de apoio aos professores autores que apresentam dificuldades na elaboração dos mesmos. A metodologia envolveu os aportes teóricos que norteiam o objeto de estudo, relacionando os indicadores e critérios pertinentes à avaliação dos cursos /disciplinas: material impresso, audiovisual e ambiente virtual de ensino e aprendizagem (WEB). As etapas da pesquisa foram: análise e revisão dos materiais didáticos existentes no curso de Pedagogia UAB/UFAL; elaboração de instrumento de avaliação qualitativa dos materiais didáticos construídos pelos professores autores dos cursos de EAD da UFAL; aplicação de questionário online. Os resultados da pesquisa sugerem subsídios aos coordenadores, professores e tutores sobre os materiais existentes e aqueles que devem ser construídos nos próximos semestres na oferta dos cursos da UAB/UFAL, conforme proposta apresentada pelos pesquisadores que se pauta nos princípios da dialogicidade e da interatividade.

Biografia do Autor

Luís Paulo Leopoldo Mercado, Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Ciencias Biológicas Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1993) e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Possui formação em Tutoria Online pela Organização dos Estados Americanos (INEAM/OEA). Atualmente é Professor Associado II vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. É lider do Grupo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e Online, ceertificado pelo CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância Online e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, formação continuada de professores, educação a distância, curso de licenciatura e Tecnologias da Informação e Comunicação. É avaliador Institucional do INEP. É avaliador ad-hoc da SEED/MEC, Sesu/MEC (Reuni), CAPES, CNPq, FINEP, FAPEAL. Possui publicações nacionais e internacionais na área de Educação a Distância, Tutoria Online e TIC na Educação. Orientou 25 Dissertações de Mestrado defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFPB e UFAL e, em 2010, orienta 5 Dissertações de Mestrado na mesma área

Maria Auxiliadora Silva Freitas, Centro de Educação - Universidade Federal de Alagoas

Professor Adjunto I da Universidade Federal de Alagoas.

Downloads

Publicado

2013-08-31

Edição

Seção

Artigos