Saberes sem Fronteiras: Políticas para as migrações Pós-modernas

Autores

  • Renata Archanjo Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Palavras-chave:

Ciências sem Fronteiras, Ensino de línguas estrangeiras, Políticas linguísticas.

Resumo

Este artigo aborda o tema da produção e do acesso ao conhecimento científico no cenário mundial globalizado da contemporaneidade. Discute-se o programa governamental brasileiro de mobilidade acadêmica “Ciência sem Fronteiras” e seu programa complementar de ensino de língua estrangeira “Idiomas sem Fronteiras”. O foco do trabalho problematiza as propostas e objetivos dessas ações no âmbito das políticas linguísticas brasileiras e das metas de internacionalização para a educação superior no que tange a produção de conhecimento científico no país. São apresentados dados referentes aos dois programas, bem como um estudo de caso ilustrativo da intrínseca relação entre conhecimento linguístico e desenvolvimento científico sobre a qual se assenta a concepção do programa de mobilidade. Avaliam-se, além disso, as possibilidades dessas ações resultarem em ganhos reais para participantes e gestores. Os resultados apontam para a necessidade de avaliação constante das ações empreendidas quanto à formação e a competência linguística dos participantes do programa, pensadas para promover o desenvolvimento científico do país, além do realinhamento dos objetivos e metas à realidade do ensino universitário. 

Biografia do Autor

Renata Archanjo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Profª Drª do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas - DLLEM da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Profª permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem - PPgEL da UFRN.

Atua na graduação na área de ensino de Língua francesa e na Pós-graduação na área da Linguística Aplicada.

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

Archanjo, R. (2016). Saberes sem Fronteiras: Políticas para as migrações Pós-modernas. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 32(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/17226

Edição

Seção

Artigos