Teletandem no contexto de línguas próximas: Uma experiência interinstitucional com Português-Espanhol

Autores

  • Kelly Cristiane Henschel Pobbe de Carvalho UNESP – Universidade Estadual Paulista, Brazil
  • Rozana Aparecida Lopes Messias UNESP – Universidade Estadual Paulista, Brazil
  • Anelly Mendoza Días Universidad Nacional Autónoma de México, México

Palavras-chave:

Teletandem, ensino de português língua-estrangeira, ensino de espanhol, formação do professor

Resumo

Este trabalho é parte de um projeto de investigação em curso que visaobservar como alunos brasileiros de graduação em Letras (Portuguêse Espanhol) organizam e implementarm o ensino de Português parahispanofalantes no contexto de teletandem. Buscou-se avaliar aorganização do conteúdo da língua portuguesa que os futuros professoresestavam ensinando e o impacto da prática de teletandem sobre odesenvolvimento profi ssional em ambas as línguas. A metodologia estáfundamentada na pesquisa qualitativa crítica. A análise dos dados apontapara o fato de que, devido à estreita relação entre as línguas, o contextode aprendizagem virtual em teletandem requer a presença de um mediadorcom forte atenção para estabelecer contrastes linguísticos e culturaisentre ambasas línguas.

Downloads

Publicado

2015-12-01

Como Citar

Carvalho, K. C. H. P. de, Messias, R. A. L., & Días, A. M. (2015). Teletandem no contexto de línguas próximas: Uma experiência interinstitucional com Português-Espanhol. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 31(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/26402

Edição

Seção

Artigos