Teletandem no contexto de línguas próximas: Uma experiência interinstitucional com Português-Espanhol

Kelly Cristiane Henschel Pobbe de Carvalho, Rozana Aparecida Lopes Messias, Anelly Mendoza Días

Resumo


Este trabalho é parte de um projeto de investigação em curso que visaobservar como alunos brasileiros de graduação em Letras (Portuguêse Espanhol) organizam e implementarm o ensino de Português parahispanofalantes no contexto de teletandem. Buscou-se avaliar aorganização do conteúdo da língua portuguesa que os futuros professoresestavam ensinando e o impacto da prática de teletandem sobre odesenvolvimento profi ssional em ambas as línguas. A metodologia estáfundamentada na pesquisa qualitativa crítica. A análise dos dados apontapara o fato de que, devido à estreita relação entre as línguas, o contextode aprendizagem virtual em teletandem requer a presença de um mediadorcom forte atenção para estabelecer contrastes linguísticos e culturaisentre ambasas línguas.

Palavras-chave


Teletandem; ensino de português língua-estrangeira, ensino de espanhol; formação do professor

Texto completo:

PDF


Revista Delta-Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada ISSN 1678-460X