Análise fonética e fonológica da linguagem infantil

Regina Maria Freire, Lucia Pereira, Magali Prado Collaço, Maria Cecília Grego, Maria Isabel Q. Vicari, Marianne Ribeiro Castellani, Maristella Cecco Oncins, Regina Mara Collina, Renata Leite de Carvalho, Rosely D'aliesio, Silvia Regina Daniel, Vera Lucia Ferreira

Resumo


Este estudo pretendeu a descrição da evolução nas aquisições lingüísticas de uma criança, no período de 1:07:02 anos a 3:06:20 anos, no que se refere aos sistemas fonêmico e fonológico. Esta descrição foi construída de modo a enfatizar os paralelismos existentes entre o desenvolvimento fonológico da linguagem da criança em estudo e as leis estruturais fornecidas pela sincronia de todas as línguas do mundo.
Procurou-se verificar a concordância entre as etapas evolutivas vivenciadas pelas criança em seu desenvolvimento fonológico e a cronologia relativa, que corresponde à ordem estabelecida pelas aquisições fonológicas, universalmente.
Procurou-se, também, determinar a cronologia absoluta do domínio do sistema fonêmico efetivado por essa criança, isto é, determinar a velocidade em que ela realizou a sucessão de aquisições fonológicas em seu processo de desenvolvimento lingüístico.
Na segunda parte do estudo, fez-se um levantamento dos metaplasmas efetivados pela criança, analisando-os do ponto de vista de sua concordância com as leis fonéticas, descritivas dos processos de evolução da linguagem.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




A revista Distúrbios da Comunicação e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em https://revistas.pucsp.br/dic. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://revistas.pucsp.br/dic.