Deficiência auditiva: fatores etiológicos

Carine A. Walber, Valéria L. Colomé, Suzana C. de Sheila A. Balen, Laíse K. dos Santos, Themis M. Kessler, Angela G. Rossi, Ivone M. F. Toniolo

Resumo


O presente estudo foi realizado no Setor de Atendimento ao Deficiente Auditivo do Serviço de Atendimento Fonoaudiológico da Universidade Federal de Santa Maria (RS), com o objetivo de levantar os fatores etiológicos da deficiência auditiva em 35 indivíduos, de ambos os sexos, com idade variando de 1 ano e 4 meses a 14 anos. Da análise dos resultados obtidos por meio dos dados colhidos dos prontuários individuais, concluímos que os fatores etiológicos de maior incidência, neste estudo, foram os de etiologia congênita e os de etiologia desconhecida. Este estudo evidencia a necessidade de medidas preventivas relacionas à deficiência auditiva na comunidade.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




A revista Distúrbios da Comunicação e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em https://revistas.pucsp.br/dic. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://revistas.pucsp.br/dic.