Assessment of auditory processing in children with attention deficit hyperactivity disorder and language-based learning impairments
Autores
Mariza R. Feniman
Robert W. Keith
Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Bauru, Departamento de Fonoaudiologia
Rebekah Fallis Cunningham
University of Cincinnati Medical Center
Palavras-chave:
desordens do processamento auditivo central, déficit de atenção e hiperatividade, problemas de linguagem, processamento temporal.
Resumo
Este artigo tem dois objetivos principais. O primeiro é fornecer informação sobre dois testes de desordens do processamento auditivo central, do teste de sentenças com competição e de um teste para desordens do processamento temporal denominado Teste de Fusão Auditiva-Revisado (AFT-R). O segundo objetivo é mostrar resultados desses testes quando aplicados em duas populações. Limiares de fusão auditiva e escores do teste de sentenças com competição de 18 crianças com Déficit de Atenção e Hiperatividade (ADHD) e 17 crianças com problemas de linguagem (LLI) foram investigados usando o AFT-R e o teste de sentenças com competição (CST). Os resultados comparados aos valores normativos publicados previamente. Observou-se diferença significativa entre os grupos com relação aos limiares de fusão auditiva: as crianças com ADHD apresentaram limiares mais pobres (piores) do que as crianças com LLI e as crianças normais. As crianças com ADHS tiveram uma média mais alta (resultados piores) e um desvio padrão maior de limares de fusão auditiva do que os encontrados em crianças normais e naquelas com LLI. Nenhuma diferença significativa foi encontrada entre os dois grupos (ADHD e LLI) no teste de sentenças com competição à direita (CST-R) e com competição à esquerda (CST-L). observou-se diferença significativa de performance entre as crianças normais, as crianças com ADHD e as crianças com LLI nos testes CST-R e CST-L. As implicações clínicas desses resultados são discutidas.