O diagnóstico nas alterações da linguagem infantil

Autores

  • Regina Maria Freire Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia

Palavras-chave:

diagnóstico, patologia de linguagem, processo terapêutico.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir a questão do diagnóstico nas alterações da linguagem infantil. Para tal tarefa, afirma que a heterogeneidade da fonoaudiologia, para uns, e sua homogeneidade, para outros, podem ser contidas em dois fazeres clínicos: o da Objetividade, que funda a fonoaudiologia e marca seu primeiro tempo de existência e o da Subjetividade, que coloca o sujeito e a linguagem no centro do palco. Pretende, em última instancia, apontar pra um fazer clínico ciente de suas filiações e das conseqüências destas nos efeitos terapêuticos. Considera que a clinica de crianças pode ser um lugar interessante para estas colocações, atribuindo um papel particular aos pais por estarem implicados na estrutura do sujeito em atendimento. Aponta um outro olhar sobre o diagnóstico de crianças, em que o dizer do outro estará implicado no dizer da criança e, finalmente, reconhece que a criança pode dizer de si e de seu sintoma.