Análise clínica de deglutição e dificuldades de alimentação de idosos desnutridos em acompanhamento ambulatorial

Lúcia Serpentino Cortés, Tereza L. Bilton, Heloísa Suzuki, Juliana Paula Venites, Elaine Paulikas Sanches, Gabriela de Luccia

Resumo


O presente trabalho visa verificar se pacientes idosos acompanhados em ambulatório, com diagnóstico de desnutrição, apresentam também dificuldades de deglutição. Para tanto, nove idosos desnutridos de ambos os sexos, com idades entre 64 e 86 anos, foram submetidos a avaliação fonoaudiológica específica  para identificação de alterações em fase oral da deglutição. Concluiu-se que idosos desnutridos são mais susceptíveis ao desenvolvimento de alterações de deglutição, necessitando da atuação conjunta de nutricionistas e fonoaudiólogos para que as dificuldades presentes sejam sanadas, prevenindo o aparecimento de outras alterações e garantindo a melhoria da qualidade de vida.

Palavras-chave


dificuldades de deglutição; alimentação; idoso.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




A revista Distúrbios da Comunicação e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em https://revistas.pucsp.br/dic. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://revistas.pucsp.br/dic.