Adaptação de aparelho de amplificação sonora individual: relações entre a auto-percepção do handicap auditivo e a avaliação da percepção de fala

Byanka Cagnacci Buzo, Maysa Tibério Ubrig, Beatriz C. Novaes

Resumo


No processo de adaptação de uma prótese auditiva, o que se pretende oferecer ao paciente deficiente auditivo é: maior audibilidade do sinal acústico, melhor inteligibilidade de fala e uma redução da incapacidade auditiva (Almeida, 1998). O objetivo do presente estudo foi descrever e analisar como medidas da auto-percepção do handicap auditivo e da percepção dos sons da fala modificam-se ao longo do processo inicial de indicação de aparelho de amplificação sonora individual. A pesquisa foi realizada com 12 sujeitos adultos, com perda auditiva neurossensorial bilateral de grau moderado a/ou severo e com idade entre 20 e 70 anos. Para avaliar a auto-percepção do handicap auditivo foi adotado o questionário Hearing Handicap Inventory for the Adults (Ventry & Weinstein, 1982). Para medir a percepção dos sons da fala utilizamos os testes de Reconhecimento de Fala com Contagem Fonêmica (Boothroyd, 1976) e o Rastreamento de fala (De Fillipo & Scott, 1978). Foi encontrada uma melhora significativa em todos os procedimentos estudados com o uso de aparelhos de amplificação sonora individual, após o período de seis semanas. Este período se mostrou eficiente para demonstrar o benefício trazido pela prótese, assim como aponta a literatura. No entanto, a melhora do handicap auditivo não foi necessariamente compatível com a proporção de melhora nos testes de percepção de fala.

Palavras-chave


perda auditiva; percepção de fala; auxiliares de audição.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




A revista Distúrbios da Comunicação e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em https://revistas.pucsp.br/dic. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://revistas.pucsp.br/dic.