A deficiência auditiva e a família: sentimentos e expectativas de um grupo de pais de crianças com deficiência da audição

Cibele Cristina Boscolo, Teresa Maria Momensohn dos Santos

Resumo


O objetivo deste estudo foi investigar os sentimentos, as reações e as expectativas dos pais em relação à deficiência de audição do filho. Com este estudo, verificou-se, por meio da análise do discurso do sujeito coletivo, que as famílias reagem de forma parecida ao receberem o diagnóstico, porém têm expectativas diferentes em relação às possibilidades da criança com deficiência de audição. Isso nos permite concluir que o fonoaudiólogo deve saber escutar os pais a fim de oferecer-lhes respostas para suas dúvidas, dar-lhes suporte e forças para desabafar seus sentimentos e superar suas dificuldades ante a deficiência auditiva de seu filho.

Palavras-chave


deficiência de audição; família; reabilitação

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




A revista Distúrbios da Comunicação e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em https://revistas.pucsp.br/dic. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://revistas.pucsp.br/dic.