O papel do desenho na clínica fonoaudiológica: profissionais falam de sua prática

Autores

  • Karen F. Luchesi
  • Lucia Reily

Palavras-chave:

desenvolvimento da linguagem, desenvolvimento infantil, fonoterapia, criança, desenho, criatividade

Resumo

Introdução: sabe-se que as crianças desenham no contexto da clínica fonoaudiológica. No entanto, essa produção não tem recebido a atenção merecida. Na literatura fonoaudiológica, o desenho é pouco tematizado, mesmo sendo bastante utilizado na prática clínica. Objetivo: Diante da quase ausência de estudos sobre o desenho na fonoaudiologia e das evidências mostrando o quanto esse instrumento está presente na clínica no trabalho fonoaudiológico com crianças, este trabalho buscou investigar o uso dessa atividade entre fonoaudiólogos. Método: foram entrevistados cinco fonoaudiólogos clínicos, seis docentes e três alunos de cursos de graduação em Fonoaudiologia. Resultados: todos referiram utilizar o desenho e afirmaram considerá-lo uma importante ferramenta na prática com crianças, embora os objetivos de usá-lo na clínica tenham sido diversos, variando conforme a abordagem teórica seguida pelos profissionais. A maioria relatou não ter recebido base teórica a respeito do desenho durante a graduação. Discussão: a pesquisa alerta para a necessidade de estudos a respeito do grafismo infantil na área fonoaudiológica, a começar pelos cursos de graduação.