O uso do P300 com estímulo de fala para monitoramento do treinamento auditivo

Autores

  • Erika Gonçalves Francelino
  • Camila Fernanda de Castro Reis
  • Tatiana Melo Núcleo do Ouvido Biônico - Hospital Samaritano

Palavras-chave:

perda auditiva central, potencial evocado P300, assistência à saúde.

Resumo

Introdução: Uma vez confirmado o diagnóstico do Transtorno do Processamento Auditivo torna-se necessária realização do treinamento auditivo, para trabalhar as habilidades auditivas que se encontram alteradas. O fundamento chave para o treinamento auditivo está embasado na plasticidade neuronal e nas mudanças benéficas no comportamento auditivo e no sistema nervoso auditivo central. Tais mudanças podem ser monitoradas por meio de testes eletrofisiológicos, como o potencial cognitivo P300. Objetivo: Avaliar a efetividade do treinamento auditivo em crianças com o diagnóstico de transtorno do processamento auditivo, por meio do P300 com estímulo de fala. Métodos: Realizada a avaliação do P300 em 10 indivíduos, com idades entre sete e 14 anos, de ambos os gêneros, antes e após o treinamento auditivo. O programa de intervenção foi composto por nove sessões individuais. Todos os participantes foram submetidos ao P300 com estímulos acústicos binaurais (sílabas – BA e GA) e intensidade de 75 dB NA. Foram utilizados 500 estímulos, dentre os quais 80% foram frequentes (sílaba BA) e 20% foram raros (sílaba GA). Os estímulos raros e frequentes foram apresentados de forma aleatória (paradigma oddball). Resultados: Foi observada redução da latência e aumento da amplitude do P300 no instante pós-treinamento auditivo, de forma estatisticamente significante. Conclusão: Considerando as mudanças verificadas em relação à latência e amplitude do P300, eliciado com estímulo de fala após o programa terapêutico proposto, é possível concluir que este teste eletrofisiológico é uma ferramenta objetiva sensível para monitorar a efetividade do treinamento auditivo.

 

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Biografia do Autor

Erika Gonçalves Francelino

Fonoaudióloga formada pelo Curso de Fonoaudiologia da Universidade Guarulhos

Camila Fernanda de Castro Reis

Fonoaudióloga formada pelo Curso de Fonoaudiologia da Universidade Guarulhos

Tatiana Melo, Núcleo do Ouvido Biônico - Hospital Samaritano

Doutora pelo Programa de Fisiopatologia Experimental da Faculdade de Medicina - Universidade São Paulo

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Publicado

2014-02-22

Como Citar

Francelino, E. G., Reis, C. F. de C., & Melo, T. (2014). O uso do P300 com estímulo de fala para monitoramento do treinamento auditivo. Distúrbios Da Comunicação, 26(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/12528

Edição

Seção

Artigos