Aspectos orgânicos, psíquicos e nutricionais em pacientes bariátricos

Autores

  • Ana Célia Ayres Dellosso Nutricionista Clínica. Mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Trabalho resultante da defesa de Mestrado apresentada no Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2012, sob o título: Complicações no processo de alimentação de pacientes bariátricos: aspectos orgânicos, psíquicos e nutricionais.
  • Mabile Francine F. Silva Fonoaudióloga. Doutoranda em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
  • Maria Claudia Cunha Fonoaudióloga. Professora Titular da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientadora da Dissertação de Mestrado: Complicações no processo de alimentação de pacientes bariátricos: aspectos orgânicos, psíquicos e nutricionais.

Palavras-chave:

Cirurgia Bariátrica, Serviço Hospitalar de Nutrição, Alimentação, Fenômenos Fisiológicos da Nutrição, Psicofisiologia.

Resumo

Objetivo: Investigar as possíveis complicações no processo de alimentação dos pacientes submetidos à cirurgia bariátrica com a técnica de RYGBP, numa abordagem biopsíquica. Método: estudo retrospectivo de natureza clínico quantitativa, realizado no Ambulatório de Cirurgia Bariátrica de um hospital público do interior de São Paulo. Casuística: 47 pacientes que apresentaram complicações no processo de alimentação pós cirurgia bariátrica, com sintomas orgânicos, psíquicos ou ambos, na faixa etária de 27 a 63 anos, 05 do sexo masculino e 42 do sexo feminino. Procedimento: Levantamento e categorização dos sintomas orgânicos e psíquicos, a partir da análise de prontuários no período de fevereiro de 2004 à dezembro de 2010, seguido de análise estatística descritiva do material coletado. Resultados: 31 pacientes (65,95%) apresentaram sintomas psíquicos: dependência afetiva, ansiedade e angústia, imagem corporal distorcida, transtornos compulsivos obsessivos e depressão, segundo avaliação psicológica e psiquiátrica; 12 pacientes (25,53%) apresentaram sintomas orgânicos: deslocamento e retirada de anel de contenção, hérnia hiatal, refluxo gastro esofágico, colecistite e fistulas gástricas segundo avaliação médica; e 04 pacientes (8,51%) apresentaram sintomas de ambas as naturezas. Conclusão: Os resultados sugerem a pertinência de abordagens biopsíquicas a estes pacientes, o que implica em ajustes nas anamneses nutricionais tradicionais (diários e recordatórios) de maneira a abranger investigações psíquicas relacionadas aos desequilíbrios nutricionais pós-cirúrgicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Célia Ayres Dellosso, Nutricionista Clínica. Mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Trabalho resultante da defesa de Mestrado apresentada no Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2012, sob o título: Complicações no processo de alimentação de pacientes bariátricos: aspectos orgânicos, psíquicos e nutricionais.

Possui graduação em Nutrição pela Universidade de Mogi das Cruzes (1980). Atualmente é mestre pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é Professora da Universidade Paulista UNIP e da PUC/SP. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição Clínica atuando em oncologia e cirurgia bariátrica, com Título de Especialista em Nutrição Clínica pela Associação Brasileira de Nutrição, ASBRAN e Nutrição Enteral e Parenteral pela Sociedade Brasileira de Nutrição Enteral e Parenteral, SBNPE.

Mabile Francine F. Silva, Fonoaudióloga. Doutoranda em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Possui Mestrado em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com a concessão da bolsa integral do Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Cursando Doutorado em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo desde 2011. Atualmente trabalha com o projeto de Doutorado: Impacto psicossocial da paralisia facial periférica nas fases flácida e sequelar: abordagem fonoaudiológica, sob a orientação da Profª. Drª. Maria Claudia Cunha e trabalha na Editoração do periódico Distúrbios da Comunicação da PUC-SP.

Maria Claudia Cunha, Fonoaudióloga. Professora Titular da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientadora da Dissertação de Mestrado: Complicações no processo de alimentação de pacientes bariátricos: aspectos orgânicos, psíquicos e nutricionais.

Possui graduação em Fonoaudiologia , mestrado em Fonoaudiologia e doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo . É professora titular do Departamento de Clínica Fonoaudiológica da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUCSP. Tem experiência na área de diagnóstico e terapia de transtornos de Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem e psiquismo e gagueira. É pesquisadora do CNPq.

Downloads

Publicado

2013-08-27

Como Citar

Dellosso, A. C. A., Silva, M. F. F., & Cunha, M. C. (2013). Aspectos orgânicos, psíquicos e nutricionais em pacientes bariátricos. Distúrbios Da Comunicação, 25(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/12721

Edição

Seção

Artigos