Desempenho de indivíduos no teste do índice de reconhecimento de fala à viva voz e com fala gravada

Autores

  • Andrea S. Seiva Especialização em Audiologia pelo IEAA – Fonoaudiologia Clinica.
  • Teresa M. Momensohn-Santos Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana; Professora Titular da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC São Paulo – Diretora do IEAA- Instituto dos Estudos da Audição.
  • Cleiton C. Fortes Especialização em Audiologia pelo IEAA – Fonoaudiologia Clinica
  • Daniela S. Queiroz Mestre em Fonoaudiologia pela USP- Coordenação do Curso de Especialização em Audiologia do IEAA.

Palavras-chave:

audição, audiometria da fala, percepção de fala, fonoaudiologia, audiologia.

Resumo

Introdução: Carhart define a logoaudiometria como uma técnica onde amostras de fala padronizadas são utilizadas para medir a habilidade de reconhecer palavras. Uma das formas de se “padronizar” esse procedimento seria o uso de listas de palavras gravadas no teste de IRF( Índice de reconhecimento de fala). Objetivo: comparar o desempenho de pacientes no teste de logoaudiometria monitorada a viva voz e na logoaudiometria gravada em compact disc. (CD). Material e Método: estudo prospectivo transversal cuja casuística foi composta por 43 indivíduos, (85 orelhas). Todos foram submetidos à pesquisa do Índice de Reconhecimento de Fala (IRF) à viva voz e por material gravado. Os participantes foram examinados em ordem diferente de apresentação. Resultados: Não houve diferença estatisticamente significante ao analisar a ordem de apresentação das palavras (viva voz X gravação). A análise da concordância entre os resultados de um mesmo paciente nas duas condições mostrou que houve diferença estatisticamente significante (p < 0,001), ou seja, em 64,7%, o resultado foi melhor para uso do método de IRF gravado. Conclusão: os resultados mostraram que o desempenho dos pacientes no teste de IRF gravada é melhor do que para o teste à viva voz. Recomenda-se o uso de material gravado para melhorar a qualidade do teste do índice de reconhecimento de fala.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2012-12-30

Como Citar

Seiva, A. S., Momensohn-Santos, T. M., Fortes, C. C., & Queiroz, D. S. (2012). Desempenho de indivíduos no teste do índice de reconhecimento de fala à viva voz e com fala gravada. Distúrbios Da Comunicação, 24(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/13150

Edição

Seção

Artigos