Fonoaudiologia e formação profissional em rádio e televisão: uma relação produtiva

Autores

  • Gabriela Carolina Oliveira PUC-SP
  • Soraya M. Farghali Uniban/Anhaguera
  • Marta A. Andrada e Silva PUC-SP

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, leitura, compreensão, voz, rádio, televisão

Resumo

O objetivo dessa comunicação foi apresentar de forma reflexiva a experiência da atuação fonoaudiológica junto a formação profissional em rádio e televisão[1]. A partir da experiência ocorrida na disciplina de Fonoplastia de um Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual evidenciamos a real contribuição da Fonoaudiologia no trabalho com a comunicação, não-verbal e verbal, assim como todos os aspectos relacionados a expressividade do discurso dos alunos. O progresso foi evidente e sentido de forma ampla em outras disciplinas como, por exemplo, Locução de Rádio e Apresentação para Televisão. Dessa forma, temos clareza do papel fundamental que as disciplinas relacionadas à Fonoaudiologia exercem para esse tipo de formação. Mesmo assim, sabe-se que nos cursos profissionalizantes e acadêmicos essa inserção do fonoaudiólogo não é consensual. Por essa razão, apontamos de forma descritiva, nessa comunicação, a sua importância e necessidade.


[1] Curso superior de tecnologia em produção audiovisual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gabriela Carolina Oliveira, PUC-SP

Fonoaudióloga clínica. Especialista em Linguagem. Mestranda em Fonoaudiologia - PUC/SP. Docente do Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual – Uniban/Anhaguera e do Curso de Comunicação Social (Radialismo) – FAITER – Grupo Faculdades Oswaldo Cruz.

Soraya M. Farghali, Uniban/Anhaguera

Especialista em Voz. Mestre em Ciências – FMUSP/USP. Docente do Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual – Uniban/Anhaguera.

Marta A. Andrada e Silva, PUC-SP

Fonoaudióloga clínica; Mestre em Distúrbios da Comunicação e Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Profa. Assistente Doutora no Programa de Estudos Pós-graduados e na Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP e Profa. Adjunto do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Downloads

Publicado

2013-08-27

Como Citar

Oliveira, G. C., Farghali, S. M., & Andrada e Silva, M. A. (2013). Fonoaudiologia e formação profissional em rádio e televisão: uma relação produtiva. Distúrbios Da Comunicação, 25(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/13470

Edição

Seção

Comunicações